Reitoria recepciona calouros do câmpus Santa Cruz
Para dar boas-vindas aos novos acadêmicos e deixá-los inteirados sobre todas as possibilidades da vida universitária, a reitoria da Unicentro realiza, todos os anos, a tradicional recepção aos calouros. No Câmpus Santa Cruz, o dia escolhido para o encontro foi esta quinta-feira (18). Para o ano letivo de 2024, são aproximadamente 725 novos estudantes, distribuídos entre os cursos lotados na unidade universitária – Administração; Arte; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Filosofia; História; Jornalismo; Letras; Pedagogia; Publicidade e Propaganda; Secretariado Executivo; e Serviço Social.
Nathália Baldessar Rocha é caloura do curso de Direito. Para ela, conhecer sobre a estrutura e o funcionamento da universidade vai tornar a transição do ensino médio para o ensino superior um pouco mais fácil. “Eu acho que, ainda mais para a gente que acabou de sair do ensino médio, é fundamental. Eu não tenho experiência nenhuma com a faculdade. Não tenho ideia dos nomes e essas coisas mais pontuais. Então, eu acho que é bem importante”, avalia. “Eu acho que é interessante que a gente conhece um pouco mais da universidade e a gente se sente mais parte dela, mais integrada. A gente vai passar cinco anos aqui, então é interessante para conhecer”, acrescenta a acadêmica Júlya Valper Simalya, também do curso de Direito.
Além de reforçar a alegria da Unicentro em receber cada novo acadêmico, a recepção também é o momento de falar um pouco sobre a rotina institucional. Informações que podem ser úteis para facilitar a vivência na graduação. “Entramos aqui com um pouco de medo porque é tudo muito diferente, então a recepção e todas as informações deixam a gente mais tranquila, com o coração mais quentinho”, compartilha a caloura de Publicidade e Propaganda, Eduarda Caroline Maia.
Na acolhida, a diretora do Câmpus Santa Cruz, Roseli Machado, além de externar a satisfação em receber os estudantes, também lembrou que todos os espaços no câmpus estão à disposição dos alunos. “A estrutura do campus dispõe de uma série de espaços que esses acadêmicos podem usufruir. Em primeiro lugar, claro, o departamento pedagógico, a sala de aula e os laboratórios pedagógicos dos cursos. A biblioteca, que é um espaço genuinamente dos acadêmicos e, anexo a ela, o jardim de inverno, que conta com sofás, mesas e um micro-ondas para uso coletivo”, pontua a professora. “Temos espaço para eventos e para além disso, temos vários lugares em que os alunos podem se alimentar, como o quiosque, o restaurante universitário e, agora, mais recentemente, a gente conta com um refeitório e uma copa dedicados para os estudantes. Então, desejamos que esses alunos se sintam absolutamente acolhidos e bem-vindos ao nosso câmpus”, completa.
O vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, durante a recepção, falou aos calouros sobre os muitos caminhos que a universidade oferece. Além do ensino, a pesquisa e a extensão também são atividades complementares que podem ser exploradas durante o período de formação. “Queremos que esses estudantes saibam que têm outras oportunidades. Além de fazer aquilo que gosta, o seu curso de opção, tem também a extensão, a pesquisa, a prestação de serviço, a inovação. É possível se inserir em ações de incentivo ao empreendedorismo, arte, cultura, e também integrar o movimento estudantil e as atléticas”, destaca.
De acordo com a última avaliação do Ministério da Educação (MEC), a Unicentro é a 9ª melhor universidade estadual do Brasil. A boa colocação nesse ranking reflete a excelência do trabalho desenvolvido por toda a comunidade acadêmica – dirigentes, docentes, servidores e, também, dos estudantes. O compromisso dos acadêmicos para que a Unicentro seja cada vez mais reconhecida foi lembrado pelo reitor Fábio Hernandes, que também reforçou o desejo de que os novos estudantes vivam boas experiências e aproveitem as oportunidades do período de graduação. “Esses alunos que estão chegando vão encontrar uma universidade dinâmica, uma universidade pujante e, principalmente, uma universidade voltada para eles, com professores preparados e colegas que vão auxiliá-los na busca desse sonho que é o ensino superior”, afirma o reitor Fábio Hernandes. “Nosso desejo é que os estudantes ingressantes continuem focados e ajudando a fazer com que a Unicentro seja cada vez mais reconhecida. Esperamos dos nossos estudantes que a inserção do seu curso na sociedade seja ainda maior e que, realmente, a Unicentro continue sendo essa universidade transformadora”, finaliza.
Confira as fotos no Banco de Imagens
Por Maíra Machado