Reitor da Unicentro participa de encontro internacional de instituições públicas de ensino superior

A Unicentro, representada pelo reitor Fábio Hernandes e pelo professor Márcio Fernandes, participou do 35º Encontro Internacional da Rede Zona de Integração Centro-Oeste Sul-Americana (Zicosur) Universitário. As atividades, que ocorreram entre 3 e 5 de abril, na Universidade Nacional de Salta, na Argentina, também incluíram o 1º Seminário Zicosur de Ciências Forenses, a 10ª Assembleia de Assessores Internacionais e a 35ª Plenária de Reitores. Além da Unicentro, também participaram outras instituições públicas de ensino superior do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru.

O reitor Fábio Hernandes destaca que a tônica do encontro foi acerca dos desafios da educação superior na América Latina frente às tecnologias da inteligência artificial. O tema foi abordado em palestra proferida pelo ex-reitor da Universidad Nacional de Córdoba, Francisco Tamarit. A partir dessa apresentação, foi criado um Grupo de Trabalho, que será liderado pela Unicentro. “Nós vamos liderar um GT que vai fazer um levantamento sobre os desafios que as universidades, principalmente as participantes da Zicosur, têm enfrentado com as tecnologias da inteligência artificial”, conta o professor Fábio. “Vamos apresentar os resultados no próximo encontro da Zicosur, que deve ocorrer no segundo semestre deste ano”, completa.

Sobre a Zicosur – A Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur) foi criada em 2008 com o objetivo de fortalecer a integração regional acadêmica e consolidar o intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O grupo é composto por universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru.

Por Maíra Machado