Pró-Reitoria de Ensino e Programa Entredocentes realizam Semana Pedagógica

Com palestras sobre motivação estudantil, desafios do cotidiano pedagógico na universidade, e saúde mental na docência universitária, a Semana Pedagógica do Ano Letivo 2024 foi marcada por aprendizados e possibilidades. “A Semana propicia oportunidades de reflexão sobre o ser professor, o trabalho do professor e o cuidado com essa relação”, pontua a coordenadora do Programa Entredocentes, professora Wanda Terezinha Pacheco. A professora ainda ressalta que as palestras trouxeram aos participantes, momentos de reflexão sobre os desafios da profissão, o cuidado com a saúde e as condições de trabalho no exercício da docência – em especial depois da experiência da pandemia.

As duas primeiras palestras, intituladas ‘Motivação para aprender: orientações sobre como motivar estudantes universitários’ e ‘As docências em contextos emergentes e desafios do cotidiano pedagógico na universidade’, apresentaram estratégias de ensino para contribuir com o melhor desenvolvimento e desempenho dos alunos nas atividades de aprendizagem, além das maneiras de pensar o cotidiano pedagógico na universidade e as mudanças na abordagem pedagógica.

Para finalizar o cronograma de palestras, a psicóloga Ingrid Barbosa Betty, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), trouxe o tema ‘Saúde mental na docência universitária’, ressaltando a importância do cuidado do professor com ele mesmo. “A profissão docente é central no processo de formação de outras pessoas. Com isso, o olhar para si, no sentido de autocuidado é fundamental, além de olhar para as pessoas que estão ao nosso redor de maneira mais próxima e, por fim, todos os contextos sociais que estamos inserindo”, salienta Ingrid.

Para a professora Josiane Lopes, do Departamento de Fisioterapia do Câmpus Cedeteg, o evento permitiu a reflexão  sobre o trabalho como docente e o questionamento de atitudes e posicionamentos. “A relevância  dessa semana  está  justamente  no convite que ela nos apresenta: pensar em mim como profissional docente e qual a minha missão neste ano, considerando as disciplinas que ministrarei, os projetos de pesquisa e extensão que auxiliam na formação dos nossos  alunos e a função  de gestão que muitos docentes desempenham”, disse. “Tudo isso contribui para entregar um ensino de excelência e a Semana Pedagógica  nos induz a parar e pensar sobre”, completa a professora. Ela também ressalta que as temáticas são importantes para o desenvolvimento de um bom novo ano letivo por abordarem as questões de motivação para os alunos e preparação para os desafios que podem enfrentar no mercado de trabalho. “Certamente, as palestras contribuirão para que minhas aulas e ações como docente agreguem mais sentido e direcionamento ao processo de formação dos meus alunos”, finalizou Josiane.

Volta às Aulas

As aulas do ano letivo de 2024 da Unicentro começam na próxima segunda-feira (8). A universidade espera mais de oito mil alunos nos três câmpus universitários e nos quatro câmpus avançados.