Unicentro avança em índices do Ministério da Educação
A cada divulgação do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados (IGC), pelo Ministério da Educação, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) celebra uma nova conquista significativa. O resultado revela um avanço no índice da instituição e também o reconhecimento da excelência de seus cursos.
A Unicentro manteve seu conceito 4 – em uma avaliação que vai de um a cinco, resultado que coloca a Unicentro como a 9ª melhor universidade estadual do Brasil. “A Unicentro manteve seu conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), porém nós tivemos um crescimento considerável na nota contínua, nós passamos de 3,5 para 3,7 – é um aumento considerável de um ano para outro. Isso demonstra uma evolução, a Unicentro demonstra sua qualidade de oferta dos seus cursos de graduação, de mestrado e doutorado”, conta o diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, Angelo Marafon.
Para o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, essa melhoria representa o compromisso contínuo da instituição com o ensino de qualidade e a busca incessante pela excelência acadêmica. “Os resultados fazem com que a Unicentro continue realizando o seu trabalho com a maior dedicação possível, com maior esforço possível. Queremos agradecer a toda a comunidade pelo trabalho e mostrando aí que a Unicentro realmente é uma das melhores universidades do país, uma universidade que tem um destaque internacional muito grande, uma universidade jovem que tem conseguido mostrar o seu valor, sua competência, sua qualidade e seguindo sempre em frente”, declarou.
Índices e conceitos analisados
O Índice Geral de Cursos (IGC) é construído com base na média das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Já o CPC (Conceito Preliminar de Curso) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo está diretamente relacionado ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022, com base no valor agregado pelo estudante durante o processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta (corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos).
“Se compararmos com os resultados de 2018, que foi o ciclo que foi avaliado em 2022, nós tivemos um crescimento muito bom nos CPCs dos cursos. Nós tivemos cursos com destaque, o curso de Jornalismo com conceito 5. Outros cursos que merecem destaque são: Administração, Ciências Contábeis do câmpus de Prudentópolis, foram muito bem ranqueados, mas além disso, é a evolução dentro do curso, a melhoria da nota. É importante continuar buscando essa excelência que nós já temos, mas sempre queremos mais”, afirma Angelo Marafon.
Jornalismo e Publicidade são destaques regionais e nacionais
Na edição, o CPC avaliou os seguintes cursos: bacharelado das áreas de Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Jornalismo; Psicologia; Publicidade e Propaganda; Secretariado Executivo; Serviço Social e Turismo. Destaque para os cursos de Jornalismo, um dos melhores do país, alcançando o conceito máximo, nota 5, e Publicidade e Propaganda com conceito 4.
Para a chefe do Departamento de Comunicação Social, Layse Pereira Soares do Nascimento, o resultado evidencia o comprometimento dos docentes, discentes e gestores em oferecer uma formação de alto nível. “Os dois cursos ocupam a segunda posição entre os melhores do estado do Paraná e Jornalismo obteve índices ainda mais relevantes, é o sexto melhor curso da região Sul e oitavo no Brasil. Nós acreditamos que esses resultados são frutos dos esforços coletivos do departamento, da dedicação dos professores, do empenho de alunos e da universidade. Todos na busca do aprimoramento da formação profissional dos nossos acadêmicos”, disse.
Segundo a professora Layse, a consolidação dos resultados ao longo dos anos fortalecem a reputação dos cursos no contexto da formação de profissionais de comunicação. “Estar entre os melhores cursos do Brasil nos coloca em evidência, em destaque como uma opção de formação de profissionais. Demonstra também que reunimos as condições adequadas para a formação de profissionais nessas áreas do conhecimento, então nós formamos profissionais éticos, humanos e capazes de atuar como agentes de transformação da sociedade. É essa a nossa satisfação”.
Outros cursos da Unicentro também obtiveram resultados expressivos e considerados de excelência. O curso de Publicidade e Propaganda foi considerado o 2º melhor do Paraná. Ciências Contábeis (Prudentópolis) ficou com a 3ª colocação no estado. Também obtiveram conceito 4, os cursos: Administração (Guarapuava, Irati e Pitanga), Ciências Contábeis (Guarapuava, Irati e Prudentópolis), Ciências Econômicas, Psicologia, Secretariado Executivo, Serviço Social e Turismo.
Para o vice-reitor, o resultado é motivo de orgulho e reconhecimento do trabalho árduo e dedicação de todos os envolvidos no processo educacional. “Uma universidade sempre está em construção, nós nunca teremos uma universidade pronta, mas vamos buscar, ainda mais, melhorar as nossas ações, buscando sempre a eficiência, buscando sempre a preocupação com as pessoas e quero parabenizar todos que vivem a universidade: os alunos, os professores, os agentes universitários, toda a comunidade dos municípios de Guarapuava, de Irati e dos câmpus avançados. Isso mostra que a Unicentro está no caminho certo”, celebrou o professor Ademir Fanfa Ribas.
Por Giovani Ciquelero