Unicentro participa da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) é uma das apoiadoras da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná. Até a tarde desta quinta-feira (4), cerca de 600 representantes de instituições de ensino superior, da comunidade científica, de ambientes promotores de inovação e dos setores público e privado vão estar reunidos no câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, para discutir como impulsionar o desenvolvimento socioeconômico sustentável do estado com base no conhecimento.

“É uma oportunidade única na qual temos todos esses atores envolvidos no setor conversando juntos para estabelecer quais seriam as melhores políticas públicas do Estado do Paraná para que se invista em ciência, tecnologia e inovação”, salienta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Paulo Roberto da Silva.

Como explica o pró-reitor, a delegação da Unicentro está presente em todas as etapas da conferência, que foi organizada neste ano em sete Grupos de Trabalho (GTs), em que se discutem temas como “Reindustrialização e incentivo para a Inovação nas empresas” e “Formação e fixação de recursos humanos qualificados na área de Ciência, Tecnologia e Inovação”. “A Unicentro tem participado em todos esses GTs, apresentando as demandas regionais de onde ela está inserida, demandas essas que estão sendo consideradas para serem levadas como políticas públicas para investimento nessas regiões”, pontua o docente.

Paulo Roberto reforça ainda que essa é uma primeira etapa, já que na sequência serão realizadas a Conferência Regional, com os estados do Sul, nos dias 25 e 26 de abril em Curitiba, e a Conferência Nacional, de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília. “A Unicentro também participará desses eventos levando as demandas que a gente tem na região Centro-Sul do Paraná, que são demandas para a elaboração de políticas públicas para melhoria dos ambientes de desenvolvimento de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação”.

Diretora de Propriedade Intelectual da Novatec, Cláudia Crisostimo lançou o livro “Direito de Patentes na Pesquisa Universitária” durante o evento (Foto: Seti)

Lançamento de livro

Além dos GTs, a programação do evento conta com outras atividades, como palestras, painéis e apresentações culturais.  Na manhã de ontem (03), teve destaque o lançamento do livro “Direito de Patentes na Pesquisa Universitária”, escrito por Cláudia Crisostimo, diretora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro (Novatec).

Na obra, Cláudia trata sobre a realidade brasileira e a visão do Direito Comparado sobre o tema. Ela ainda ressalta a importância do papel das universidades que se dedicam a atividades de pesquisa científica e tecnológica no desenvolvimento socioeconômico regional e nacional.

5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná

Com o apoio da Unicentro e de diversas instituições de ensino superior, a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), em parceria com a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O evento começou nessa quarta-feira (03) e termina hoje, com transmissão ao vivo pelo site uvpr.pr.gov.br/ccti/estadual, onde também é possível encontrar a programação completa da conferência.

Por Wyllian Correa