Vice-reitor da Unicentro participa de evento de integração universitária na Bolívia

Durante o mês de março o vice-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Ademir Fanfa Ribas, esteve em missão da Associação Paranaense de Reitores de Ensino Superior do Paraná (Apiesp) em Sucre, Bolívia. O principal objetivo da viagem foi a integração entre as universidades estaduais do Paraná e as instituições bolivianas, resultando em um evento importante para toda a América Latina.

A viagem para Sucre teve como propósito fortalecer os laços entre as universidades do Paraná e as da Bolívia, em particular, a Universidad Mayor Real y Pontificia San Francisco Xavier (USFX), que comemora seus 400 anos de existência. O vice-reitor enfatizou que este encontro não apenas promove a solidariedade e cooperação entre as instituições de ensino superior, mas também evidencia a importância da Unicentro em participar ativamente dessas iniciativas. “Nós estamos representando a Unicentro em um momento tão importante para as universidades”, destaca.

Convênio entre Unicentro e Universidad Mayor Real y Pontificia San Francisco Xavier

Além dos compromissos protocolares, como a assinatura de convênios e parcerias, a missão oportunizou o estreitamento de laços e a criação de conexões com universidades europeias presentes no evento. Ademir ressaltou a importância dessas interações para expandir as redes de contatos e explorar novas possibilidades de colaboração internacional. “Uma das principais ações é a assinatura do convênio em que a Unicentro estabelece uma ampla parceria entre a Universidad Mayor Real y Pontificia San Francisco Xavier e as Universidades do Paraná, o que inclui a Unicentro”, destaca.

Internacionalização

A internacionalização universitária tem por objetivo alcançar a excelência em ensino, pesquisa e extensão e pode ser definida pelas trocas internacionais relacionadas à educação, o que, segundo Ademir, tem importância estratégica para o crescimento da Unicentro. O vice-reitor destacou, ainda, a necessidade de desenvolver tanto os programas de graduação quanto os de pós-graduação, a fim de compreender melhor as realidades de outros países e estabelecer parcerias sólidas. “Isso serve para universidades da Europa, universidades americanas, mas acreditamos ser também muito importante essa relação com nossos países vizinhos, os países que fazem fronteiras com o Brasil”, aponta.

A participação da Unicentro na missão da Apiesp em Sucre reflete o compromisso da universidade em buscar excelência acadêmica por meio da internacionalização e da cooperação interinstitucional, inclusive com universidades da América Latina. “Além de nós termos características muito parecidas, realidades parecidas, nós temos também pesquisas muito próximas. Isso faz com que a Unicentro siga no radar internacional e esteja participando junto com as melhores universidades da América Latina”, conclui.

Por Caroline Albertini