Oficina “Cartografia Afetiva” mescla e explora a arte e a criatividade
Dando continuidade às oficinas da 2ª Mostra de Arte da Unicentro (Mobi), foi a vez dos participantes construírem novas experiências por meio da oficina “Cartografia afetiva: o diário de bordo como registro e memória no processo de criação artística”, ministrada por Luan Salles, professor de Teatro e especialista em Artes Cênicas.
A oficina despertou o interesse dos participantes, incluindo Alex Apolo Perin e Isaac Oliver Sacks, ambos acadêmicos do curso de Arte da Unicentro. Para Alex, de 21 anos, a motivação veio por querer aprofundar seus conhecimentos para além da grade curricular da graduação. “Eu já faço Arte, então eu achei que poderia aumentar as coisas em relação ao curso em si e ao meu descobrimento artístico, principalmente porque é uma coisa diferente”, conta.
Perspectiva compartilhada por Isaac, 18 anos. Para ele, o interesse na oficina surgiu do seu foco na escrita, algo relevante para sua formação. “Eu também faço o curso de Arte e escolhi essa oficina porque acho que é importante planificar o repertório”, destaca.
Abordagem inovadora
A oficina, ministrada por Luan Salles, propõe uma abordagem inovadora ao processo criativo, utilizando a cartografia como ferramenta para explorar o mundo interior dos artistas. “Nós, artistas, trabalhamos com as nossas ideias, com a criatividade, e por isso temos um turbilhão de coisas. E aí como é que registramos essas questões e colocamos isso em nosso processo artístico?”, explica Luan.
O oficineiro também enfatizou a importância da divulgação dessas atividades para atrair não apenas os estudantes universitários, mas também a comunidade em geral. “Acho que essas ações são fundamentais para a universidade”, destaca. “Isso faz com que a comunidade de Guarapuava possa ter uma educação cultural”, completa.
Com 13 inscritos, a oficina conseguiu propiciar aos artistas os processos de autoexpressão e descoberta artística. Por meio da cartografia afetiva, os participantes conseguiram explorar seus próprios mundos interiores, transformando suas experiências em obras de arte.
Programação da Mobi segue até 3 de maio
A 2ª Mostra de Arte da Unicentro segue com atividades até o dia 3 de maio. Confira a programação completa:
Oficinas
Corpo, som e o fazer musical
com César Quadros
Local: Sala de música
16 de abril – 15h às 17h
Tá na mão: o smartphone como ferramenta artística
com Clério Back
Local: Miniauditório
23 de abril – 14h às 16h
Lembrando que para as oficinas, as vagas são limitadas. Os interessados devem entrar em contato pelos telefones (42) 3621-1016 ou (42) 3621-1059, para garantir a participação.
Extras
Ação Performática Dionisíaca
Cia. de Teatro de Um Só Ato
Local: Hall de entrada do Auditório Francisco Contini
30 de abril – 16h às 18h
Exibição do mini-doc (re)flexão
Diretor: Alysson Mazzochin
Local: Centro de exposições do Câmpus Santa Cruz
30 de abril – 19h
Artistas em exposição
Adriana Hardt dos Santos; Alana Juni Pereira Costa; Alex Kua; Alysson Mazzochin; Andressa Rodrigues; Carlos Godoy Silva Júnior; Claudia Batista; Clayton Luiz da Silva; Cleiton Rocha Vicentin; Clerio Back; Dani Leela; Desirée Melo; Débora de Fátima dos Santos Oliveira; Débora Godoi; Djankaw Kilombola; Eliane Prolik; Érica Dias Gomes; Gabriel; Jessica Prestes dos Santos; José Lucas Sidnei Ramos; Julia Caroline de Matos; Larissa Damaris Lorena de Oliveira; Luan Rodrigues; Lucia Virginia Mamcasz-Vigiuheski; Marcelo Gomes de Oliveira; Marcia Regina Pawlas Carazzai; Marine; Micheli Lima; Muskarina; Nelson Silva Junior; Nicole Gutfreund; Patricia Giloni; Pedro Guilherme dos Santos Oliveira; Suzamara Weber; Tuda Gasparetto; Valdir Cruz e Yuri Azevedo Riesemberg Martins.
Por Caroline Albertini