Projeto Simbiose Artística promove interação entre arte e ciência

Quem visitar o Museu de Ciências Naturais de Guarapuava até o dia 31 de maio, além dos acervos de Paleontologia, Geologia, do Mar, de Entomologia e de Física, também poderá conferir as intervenções do projeto Simbiose Artística, realizado por acadêmicos do curso de Arte da Unicentro. “É uma proposta da disciplina de Linguagens Artísticas Integradas, ministrada aos alunos do segundo ano do curso da Licenciatura em Arte. A disciplina tem como foco trabalhar os aspectos de integração entre diferentes linguagens artísticas e outras áreas do conhecimento”, explica a responsável pela disciplina, professora Daiane Stoeberl da Cunha.

O projeto, conta a professora Daiane, leva às salas do Museu quatro propostas artísticas interativas. “Essas propostas estão à disposição do público para serem tocadas. Todas as propostas artísticas são manipuláveis para que os visitantes também possam ser estimulados sensorialmente por meio desses objetos artísticos como esculturas sonoras e outras intervenções”, detalha.

O processo de concepção do projeto Simbiose Artística, elogia o diretor do Museu de Ciências Naturais, professor Rodrigo Bastos, foi pensado pelos estudantes do curso de Arte de modo a valorizar a experiência das visitas ao local. “Os estudantes visitaram o museu, refletiram sobre suas percepções e conceberam obras que integram mais de uma forma de expressão artística. Isso enriqueceu grandemente a experiência dos nossos visitantes, permitindo e estabelecendo novos sentidos para os nossos espaços”, compartilha.

A integração proporcionada pelas intervenções artísticas, avalia o professor Rodrigo, tem agradado aos visitantes e motivado a interação com os objetos. “As obras convidam os visitantes, estimulando os sentidos e aguçando a sensibilidade no contato com a natureza. A experiência da visita fica enriquecida, e o público ganha mais que o esperado em uma visita somente contemplativa”, finaliza.

Serviço:

Projeto Simbiose Artística

Exposição até 31 de maio

Local: Museu de Ciências Naturais – Rua João Fortkamp, 940 – Primavera, Guarapuava – PR

Horário de Funcionamento: Terça a sexta-feira e feriados – 9h às 12h e 13h às 17h  /  Sábados e Domingos- 10h às 12h e 13h às 17h

Escolas e demais instituições de ensino devem agendar as visitas pelo telefone (42) 3624-0193.

Por Maíra Machado