Inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio estão abertas

As inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM) estão abertas até o dia 22 de abril. O programa conta com a participação de colégios das cidades de Guarapuava e Irati e tem como objetivo inserir os estudantes na pesquisa científica.

A inscrição para o programa deve ser feita pelos orientadores via Sistema de Gestão Universitária (SGU). De acordo com o edital, para ser orientador o candidato deve ter titulação mínima de mestre, ser servidor efetivo, docente ou técnico da Unicentro, ter a última atualização do currículo Lattes com data em 2024 e não ter faltado ao EAIC 2023 sem justificativa.

Para os orientandos, os requisitos são, entre outros, estar cursando o Ensino Médio em um dos colégios estaduais que participam do programa, possuir currículo Lattes e ter frequência igual ou superior a 75%. Além disso, o estudante não deve estar cursando o último ano do Ensino Médio e não deve possuir vínculo empregatício. O aluno indicado como bolsista no programa poderá ser contemplado com bolsa de R$300,00, com vigência de até 12 meses.

Para ser supervisor é necessário que o candidato seja professor lotado do colégio e indicado pela direção da instituição. As atribuições de supervisão incluem realizar a seleção de alunos interessados no programa, auxiliar na documentação e acompanhar o desempenho durante o andamento do projeto de pesquisa.

Para mais informações acesse o edital do programa.

Sobre os Colégios participantes

Neste ano, a Unicentro destinou as vagas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para 16 colégios estaduais – oito de Irati e oito de Guarapuava.

Em Irati, os colégios elegíveis são:  Colégio Estadual Trajano Gracia; Centro Estadual Florestal de Educação Profissional (Cefep) Presidente Costa e Silva; Colégio Estadual Professora Luiza Rosa Zarpellon Pinto; Colégio Estadual Cívico Militar Dr. Afonso Alves de Camargo – Rio Azul; Colégio Estadual Antonio Xavier da Silveira; Colégio Estadual Professora Luiza Rosa Zarpellon Pinto; Colégio Estadual de Rio do Couro; e Colégio Estadual Cívico-Militar Duque de Caxias.

Em Guarapuava são os colégios: Colégio Estadual Padre Chagas; Colégio Estadual Cristo Rei; Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins; Colégio Estadual Visconde de Guarapuava; Colégio Estadual Arlindo Ribeiro; Colégio Estadual Dom Pedro I – Colônia Vitória; Colégio Imperatriz Dona Leopoldina – Colônia Vitória; e Colégio Estadual Cívico Militar Mahatma Gandhi.

Sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM)

O Pibic-EM, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é vinculado à Diretoria de Pesquisa da Unicentro. O objetivo do programa, além de incentivar estudantes do Ensino Médio a participarem do desenvolvimento científico, é também facilitar o acesso ao campo da pesquisa e disseminar conhecimento para estudantes de escolas públicas, cívico militares, técnicas e privadas.

Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado