Departamento de Matemática capacita professores para o ensino de Pensamento Computacional

Na última quinta-feira (15), o Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoveu o curso “Aprendendo a pensar na Linguagem das Máquinas – programação básica com Portugol”. Direcionada a professores do ensino básico do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava, a iniciativa teve como objetivo capacitá-los para o ensino da disciplina de “Pensamento Computacional”, componente curricular do novo ensino médio.

Ministrado por alunos do curso de Matemática Aplicada e Computacional, sob a orientação da professora Francini Damiani e Silva, o curso abordou conceitos básicos de programação na linguagem Portugol. “O objetivo desse evento é atender uma demanda que veio do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava para trabalhar com professores da educação básica, que estão ministrando a disciplina de Pensamento Computacional e, como eles estão tendo dificuldades em trabalhar a primeira vez com a disciplina, pediram se a gente teria alguma formação, algum curso que pudesse contribuir com eles nesse sentido, então o objetivo do curso é dar esse pontapé inicial para a linguagem de programação, entender como a máquina pensa, como o computador pensa”, disse a docente.

Experiência prática e interativa

A acadêmica Júlia Bittencourt Gralaki, uma das ministrantes do curso, explicou como a ideia surgiu e destacou a importância da experiência na sua carreira acadêmica. “Está sendo uma experiência bem positiva para a gente. A gente se deparou com esse problema. Eu tinha ido avaliar uns projetos que os alunos de alguns professores do NRE fizeram de robótica e, conversando com os professores, eles falaram que tinha muitos professores que estavam precisando dessa ajuda para entender as matérias de programação e acabou surgindo a ideia. Foram bastante dias planejando e está sendo muito proveitoso para a gente”, conta.

Para Aline Lena, professora do Colégio Estadual do Campo Dom Pedro I, localizado na Colônia Vitória, o curso veio em boa hora e foi uma oportunidade de se atualizar e adquirir novas ferramentas para o ensino. “Sensacional, é muito importante, inclusive os acadêmicos de matemática computacional são muito dinâmicos, bem instruídos, com um conhecimento bem amplo. Eles puderam auxiliar, mostrar bem certinho como funciona a linguagem e a gente se sente mais tranquilo tendo o apoio de uma universidade que a gente sabe que é um centro de estudos”, afirma.

A professora Francini ressalta o papel da Unicentro nesta cooperação com o Núcleo Regional de Educação. “É uma proposta bem interessante, envolve bem a parte de extensão, porque nós estamos ultrapassando os muros da universidade e levando a universidade para professores da educação básica, que já passaram também pela universidade, mas que estão agora em outro momento. Nós estamos fazendo essa ponte entre a universidade, os acadêmicos e a comunidade em geral”, destaca.

A iniciativa pode, inclusive, virar uma série de outros cursos e projetos. “A ideia é a gente dar continuidade e ir criando novos projetos que envolvam essa parte de pensamento computacional e as outras linguagens que eles precisam para trabalhar com as disciplinas na educação básica”, declara Francini.

Confira as fotos do curso no Banco de Imagens da Unicentro.

Por Giovani Ciquelero