Departamento de Arte pede apoio para contratação de professores de Arte via concurso público
O Departamento de Arte da Unicentro, com apoio do Poder Legislativo de Guarapuava, encaminhou à Secretaria de Educação do município um requerimento de estudo de viabilidade de contratação de professores da área para a Rede Municipal de Educação por meio de concurso público.
A chefe do Deart, Daiane Stoeberl, destaca a ausência de concursos específicos para profissionais formados em Arte na rede de ensino de Guarapuava, o que, segundo ela, faz com que profissionais de Pedagogia acabem ministrando a disciplina. “Nós temos a consciência que o pedagogo é o profissional que tem a formação para o trabalho interdisciplinar na educação infantil e nas séries iniciais. Porém, a partir do momento que a Arte é colocada como disciplina específica nestas etapas, é necessário que tenhamos professores formados em Arte, o que não acontece no momento. Isso denota uma certa fragilidade nesse ensino”, explica.
A motivação para o pedido é a necessidade de adequar o ensino de arte nas escolas municipais, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394), que torna obrigatória a disciplina nas diferentes linguagens artísticas em toda a educação básica. “Nós estamos na luta pela valorização e a qualificação desse ensino. Nós temos aqui em Guarapuava o curso de Arte há 20 anos e temos, então, essa formação suficiente de profissionais para assumir esse ensino na prefeitura a nível de educação infantil e ensino fundamental. Há essa necessidade em Guarapuava de adequar as disciplinas de arte para serem ministradas por profissionais com habilitação e qualificação para tal função”.
A solicitação do estudo reflete a persistência do Departamento de Arte em buscar a contratação de profissionais egressos do curso da Unicentro para atender às necessidades da rede municipal. A disponibilidade do vereador Professor Saulo em apresentar o requerimento, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, demonstra o apoio legislativo à iniciativa. “Nesse momento, nós ficamos muito felizes pela disponibilidade do vereador Professor Saulo em realizar esse requerimento e também agradecemos a toda a Câmara de Vereadores por apoiar e aprovar esse requerimento. Esperamos com muita fé que, assim como tivemos o apoio por unanimidade da Câmara dos Vereadores, tenhamos também da prefeitura”, pontua Daiane.
A expectativa, agora, de acordo com a professora, é que o Poder Executivo de Guarapuava analise e apoie a qualificação do ensino de Arte, reconhecendo a importância da disciplina para o desenvolvimento integral das crianças. “Esperamos um investimento da prefeitura nesse sentido de qualificar não só a arte no âmbito da educação não formal, mas principalmente no âmbito da educação formal, com a contratação de profissionais qualificados para este ensino”, finaliza.