II Mostra Bienal de Arte da Unicentro celebra a diversidade artística regional

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está prestes a abrir as portas para receber a II Mostra Bienal de Arte da Unicentro. O tema escolhido para esta edição, “Cartografias Poéticas: Olhares sobre o Cotidiano”, proporciona um mergulho na diversidade artística, por meio das obras de 20 artistas (lista completa abaixo), convidando o público a explorar interpretações singulares do mundo ao seu redor.

Diretora de Cultura da Unicentro, Níncia Borges Teixeira explica que a seleção das obras foi realizada contando, principalmente, com artistas que possuem vínculos significativos com a região. “Nós enviamos uma carta convite para alguns artistas e a partir daí foi feita uma seleção das obras que estarão aqui no Centro de Exposições [do Câmpus Santa Cruz]”, detalha a professora.

A origem da Bienal remonta a um cenário pós-pandêmico, em que a necessidade de exposição das obras gerou a primeira edição em 2022. O sucesso da iniciativa resultou, dois anos depois, na realização da segunda mostra. “Em 2022, quando começamos a retornar aos espaços de convivência, nós tivemos a ideia de reunir, numa ação, tudo aquilo que foi produzido durante a pandemia, para que essas obras fossem mostradas. Como houve uma repercussão muito grande, nós decidimos fazer a segunda edição da mostra”, conta a diretora.

Uma figura marcante desta edição é o renomado fotógrafo guarapuavano Valdir Cruz. O artista, cujas obras estão presentes em museus internacionais, receberá uma homenagem entregue não apenas pela universidade, mas também pela Câmara Municipal de Guarapuava, por meio de uma moção de aplausos.

Níncia destaca as expectativas para o evento, especialmente durante a abertura, dia 5 de março, às 19h, no Auditório Francisco Contini, que contará com a participação da Orquestra Filarmônica Lobo Guará da Unicentro e os corais Unicanto e Opus III. “Nossas expectativas são as maiores possíveis! Nós esperamos que a comunidade atenda ao nosso apelo e que todos participem desse momento tão rico culturalmente”.

Durante toda a mostra, estão programadas diversas atividades, todas gratuitas, como oficinas de ilustração, teatro e fotografia com celular, ministradas por profissionais renomados, como o professor Clério Back, da Faculdade Campo Real. (confira a programação abaixo)

A II Mostra Bienal de Arte ocorrerá de 5 de março a 3 de maio. O evento é totalmente gratuito e aberto a toda a comunidade.

Programação das Oficinas

com Mariana Almeida
Local: Sala 1106, Bloco M
13 de março – 9h às 11h

Corpo, som e o fazer musical
com César Quadros
Local: Sala de música
16 de abril – 15h às 17h

Cartografia afetiva: o diário de bordo como registro e memória no processo de criação artística
com Luan Sales
Local: Sala de espelhos
28 de março – 16h às 18h

Tá na mão: o smartphone como ferramenta artística
com Clério Back
Local: Miniauditório
23 de abril – 14h às 16h

Para as oficinas, as vagas são limitadas. Os interessados devem entrar em contato pelos telefones (42) 3621-1016 ou (42) 3621-1059, para garantir a participação.

Extras

Ação Performática Dionisíaca
Cia. de Teatro de Um Só Ato
Local: Hall de entrada do Auditório Francisco Contini
28 de março – 16h às 18h

Exibição do mini-doc (re)flexão
Diretor: Alysson Mazzochin
Local: Centro de exposições do Câmpus Santa Cruz
30 de abril – 19h

Artistas em exposição

Adriana Hardt dos Santos; Alana Juni Pereira Costa; Alex Kua; Alysson Mazzochin; Andressa Rodrigues; Carlos Godoy Silva Júnior; Claudia Batista; Clayton Luiz da Silva; Cleiton Rocha Vicentin; Clerio Back; Dani Leela; Desirée Melo; Débora de Fátima dos Santos Oliveira; Débora Godoi; Djankaw Kilombola; Eliane Prolik; Érica Dias Gomes; Gabriel; Jessica Prestes dos Santos; José Lucas Sidnei Ramos; Julia Caroline de Matos; Larissa Damaris Lorena de Oliveira; Luan Rodrigues; Lucia Virginia Mamcasz-Vigiuheski; Marcelo Gomes de Oliveira; Marcia Regina Pawlas Carazzai; Marine; Micheli Lima; Muskarina; Nelson Silva Junior; Nicole Gutfreund; Patricia Giloni; Pedro Guilherme dos Santos Oliveira; Suzamara Weber; Tuda Gasparetto; Valdir Cruz e Yuri Azevedo Riesemberg Martins.