Reitoria da Unicentro é reconduzida e reafirma compromisso com a comunidade acadêmica

A Reitoria da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foi oficialmente reconduzida na noite desta quinta-feira (15), pelo secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, representando o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior. O professor Fábio Hernandes, do departamento de Ciência da Computação, assume a reitoria pelo segundo mandato, tendo como vice-reitor o docente Ademir Fanfa Ribas, do departamento de Administração.

A solenidade, realizada no Auditório Francisco Contini, em Guarapuava, contou com a presença de autoridades, reitores de universidades e instituições de ensino superior do Paraná, parlamentares e membros da comunidade acadêmica.

Fábio Hernandes e Ademir Fanfa Ribas, da chapa “Unicentro em Movimento”, foram reeleitos com 87,09% dos votos, em setembro de 2023.

Compromisso com a comunidade acadêmica continua

Na cerimônia, Fábio Hernandes destacou os desafios enfrentados no primeiro mandato e pontuou os avanços conquistados nesse período. “Foram quatro anos de muitos desafios, mas também muitas conquistas. Passamos pela pandemia logo que assumimos, mas acreditamos que conseguimos avanços, como com os concursos e com a nossa infraestrutura, mas sabemos que temos muitos desafios pela frente”.

Para os próximos quatro anos, o reitor reafirmou o compromisso da gestão com toda a comunidade acadêmica, a fim de promover uma universidade mais justa e integrada. “Reafirmamos hoje um compromisso que já vem desde o início da gestão, que é de construirmos uma universidade inclusiva, democrática, de todos e para todos, sempre voltada à nossa comunidade interna e externa, porque este é o papel da universidade pública, é ser um local que respeita todas as diferenças e todos os pensamentos”, acrescentou.

Entusiasmado, o vice-reitor frisou a disposição da equipe para realizar os trabalhos dos próximos quatro anos e ressaltou o que a comunidade acadêmica pode esperar da gestão. “Primeiro, muita disposição, muita força de vontade e muita dedicação a essa universidade que faz parte da história de vida das pessoas da nossa região. Temos convicção de que unidos, todos empenhados pelo bem da nossa universidade, da ciência, da tecnologia, da pesquisa, do ensino e da extensão, não tem como não dar certo”, afirmou Fanfa Ribas.

Entre as autoridades que prestigiaram a sessão solene, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e do Grupo Zicosur Universitário, Miguel Sanches Neto, apontou a Unicentro como uma das universidades de destaque no estado do Paraná. “A Unicentro é uma das universidades-chave do sistema estadual de ensino superior. A posse de uma nova reitoria é um momento de importância ímpar porque assim nós renovamos a nossa crença na universidade pública e no poder transformador das universidades”. Aos colegas, fez votos de uma boa gestão. “Que continuem fazendo esse ótimo trabalho que já fizeram na primeira gestão e que possamos trabalhar em conjunto em prol do sistema estadual de ensino superior”, acrescentou.

Representando o governador, o secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, apontou a relevância da Unicentro no cenário estadual e nacional, e pontuou os compromissos do governo com a instituição. “O nosso compromisso é o de fortalecer o nosso sistema de ensino superior, dando condições e ao mesmo tempo estabelecendo diretrizes para que as nossas universidades, como a Unicentro, possam cada vez mais dar respostas às demandas da sociedade paranaense. Nosso objetivo é dar condições de infraestrutura, de recursos humanos e financeiros, para que a Unicentro e as universidades como um todo, possam cada vez mais atender as necessidades da nossa sociedade”, reforçou.