Paraná Mais Orgânico: conheça o maior aliado da produção orgânica no estado

O Paraná Mais Orgânico (PMO) é iniciativa do Estado do Paraná que tem como objetivo orientar e certificar produtores orgânicos. Sendo o primeiro programa de certificação gratuito do Brasil, o PMO surgiu a partir da constatação de que o modelo de produção e consumo de alimentos no país poderia ser melhorado. Baseado nos agrotóxicos e fertilizantes minerais, esse tipo de produção, quando mal manejado, tem causado impactos negativos no meio ambiente e afetado a saúde da população, levando o mercado a prestar cada vez mais atenção aos produtos orgânicos.

Com núcleos em todas as universidades estaduais do Paraná, o programa tem colaborado para que o estado tenha o maior número de produtores certificados no país, sendo responsável por 47,7% dos certificados paranaenses. O núcleo Unicentro, formado por equipe de quatro agrônomos e um técnico em agroecologia, certificou cerca de 70 produtores só no ano de 2023. O processo de certificação não tem custo para o produtor, a equipe visita as propriedades, avalia a produção e elabora plano de manejo individualizado. Tudo isso de modo a indicar as conformidades e não conformidades de acordo com a Lei de Orgânicos e ajudar na transição do modelo convencional para o orgânico.

Existem três formas possíveis de certificação prevista em lei: auditada, Organização de Controle Social (OCS) e participativa. O PMO atua nas três formas de certificação. Para ter sua produção certificada é muito simples, basta entrar em contato com núcleo do Paraná Mais Orgânico através do telefone (42) 3629-8259 ou das redes sociais e a equipe irá te orientar.

Vale lembrar que o Estado do Paraná tem um decreto para tornar a alimentação escolar 100% orgânica até 2030 e parte dessa produção virá da agricultura familiar. Dessa forma, têm sido feitos cada vez mais investimentos para incentivar os pequenos produtores.