Mostra de Oficinas Culturais promove arte e cultura na Unicentro

Na noite da última terça-feira (5), a Diretoria de Cultura (Dirc) da Unicentro realizou mais uma edição da Mostra de Oficinas Culturais (MOC). O evento ocorreu no Auditório Francisco Contini do Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava. Ao todo, foram 22 apresentações que contaram com a participação de dançarinos, músicos, orquestra e instrumentistas.

Segundo a diretora de Cultura, Nincia Borges Teixeira, que também foi uma das responsáveis pela organização do evento, a MOC é uma celebração que tem o objetivo de mostrar os resultados das oficinas culturais realizadas pela Dirc durante o ano. “É sempre importante ter a participação da comunidade acadêmica e ver o quanto o público também se atrai pelas apresentações. A MOC acontece há mais de 20 anos, sendo considerada uma solenidade muito produtiva e importante, por demonstrar a adesão à arte e à cultura em espaços da Unicentro”, comenta.

Os participantes da mostra foram convidados pelos seus respectivos professores, motivando o envolvimento de 10 profissionais e cerca de 300 alunos. Lucas Antunes Alonso é acadêmico do curso de Ciências Econômicas e faz oficina de teatro na Unicentro desde março deste ano. Ele participou da performance “Ação Performática Dionisíaca” e diz que foi bastante gratificante poder se apresentar. “É legal colocar em prática o que a gente vem estudando ao longo do ano, além de poder estar aqui para ver o que artistas locais estão produzindo”, relata.

Maria Eduarda Alexandre Correa, estudante de medicina, foi prestigiar o amigo e aproveitou para acompanhar a apresentação do coral da Unicentro. “As minhas expectativas são de emoção. Vim aqui assistir o meu amigo, porque ele fará uma apresentação inspirado no nosso projeto social, que é o ‘SoulRisos’, de palhaços que visitam o hospital. Então, isso por si só, já é extraordinário”, conta.

A noite se tornou ainda mais especial, pelo carinho e afeto que a professora Eliana Fialho recebeu de todos que estavam presentes. Coralista e regente do coral da Unicentro há vários anos, no momento ela está afastada se recuperando de uma cirurgia. Mesmo assim, Eliana esteve presente para prestigiar as apresentações do evento. “É sempre importante prestarmos homenagens a pessoas queridas e importantes no cenário cultural. Prova de um grande reconhecimento”, finaliza Nincia.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro.