Espírito esportivo e fraternidade marcam o 26º Josuepar

Risos, gritos de incentivo e muita vibração marcaram a 26ª edição dos Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná, o Josuepar. O evento realizado ao longo do final de semana, em Guarapuava, teve momentos de intensa competição, confraternização e camaradagem entre os servidores e docentes das sete instituições de ensino superior do estado.

A Unicentro, pelo segundo ano consecutivo na posição de anfitriã, recebeu servidores das universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (Uenp) e do Paraná (Unespar).

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, expressou sua satisfação com o sucesso do Josuepar. “Estamos muito felizes, a Unicentro estar sediando pelo segundo ano consecutivo o Josuepar. Esse ano, com uma grande festa, principalmente de integração entre as nossas sete universidades. Estão de parabéns todas as nossas IES aqui do estado, mandaram suas equipes, mas principalmente no sentido de interagir, de jogos de união. Nós estamos vendo bastante amizade, bastante interação, bastante união entre as sete universidades, esse é o papel do Josuepar”, celebrou.

Docente do Departamento de Educação Física e um dos organizadores do evento, Marcos Queiroga, destacou a boa participação da Unicentro jogando em casa. “Foi uma participação muito boa do pessoal. Nós tínhamos o vôlei feminino que nunca ganhou [e foi campeão], no boliche nós tivemos campeões, o bolão que é tradicional. Foi muito legal, porque estava todo mundo com gás, com uma vontade de jogar, foi muito bacana e gratificante”, conta Queiroga, que participou da natação, basquete e vôlei.

O evento não foi apenas uma oportunidade para competir nas 14 modalidades, que incluíram desde esportes tradicionais como futebol e voleibol até atividades mais descontraídas como truco e sinuca, mas também uma chance para fortalecer os laços entre os profissionais das universidades.

“Esses jogos vêm para fazer uma integração dos funcionários. A gente trabalha no dia a dia e chega essa época é muito bom para o funcionalismo e a gente conhece as outras instituições, é muito bom. Eu estou na universidade há 28 anos, eu participei praticamente de quase todos os josuepares e, com certeza, eu estarei no próximo. O pessoal está de parabéns pela recepção com a gente, estrutura muito boa, perfeito”, disse Antônio Moacir Ferreira Serrano, servidor da UEL e campeão do torneio de canastra.

Outro veterano do Josuepar, Salatiel Frigeri foi campeão da corrida rústica 50+. “Eu participo desde quando eu entrei na UEM em 2010. Esse ano eu participei do vôlei, natação, futebol, basquete e atletismo. A maior importância é a confraternização, é uma competição e a confraternização é a coisa mais importante, porque o esporte une as pessoas”, declarou o servidor da UEM.

Nem só de servidores experientes vive o Josuepar. A cada edição o ânimo se renova com a estreia de novos atletas. “Estou muito feliz em estar aqui pela primeira vez, é importante pelo incentivo à prática da atividade física, a interação com os colegas, interagir com as outras universidades e foi muito bom, gostei muito de participar. A expectativa era tentar levar uma medalha para casa, mas levar o primeiro lugar é muito bom também. Com certeza vou voltar nos próximos jogos e vou tentar trazer mais gente, mais colegas para participar também, porque é muito bom” relata Daniela Kieling, campeã da corrida rústica 35+ e que representou a Unioeste também no bolão, natação e futsal.

Para além das medalhas e troféus, o evento destacou as histórias e amizades dos atletas servidores das sete instituições de ensino superior do estado. “A competição é legal, o pessoal se diverte bastante, mas o que não tem como mensurar é a galera estar junta, participando, conversando, dando risada, acho que é o principal e é isso que eu puxo lá na UEPG para o pessoal participar, para vir ter esse momento de descontração. Trabalhamos o ano todo, acho que esse é o momento de descontrair”, afirma Rodolfo Dellagrana, servidor da UEPG e que competiu no futebol e corrida.

O Josuepar 2023, mais uma vez, cumpriu seu papel não apenas como um evento esportivo, mas como um catalisador de integração e amizade entre as universidades do Paraná, consolidando sua posição como um marco no calendário acadêmico do estado.

“Foi perfeito, é uma amizade que surge, é um companheirismo, as pessoas se entrosam, é maravilhoso! Além de competir, é claro, mas a gente está com as nossas irmãs, praticamente. É sensacional esse momento, ganhar é bom, ficar em primeiro é bom, mas além disso, a integração que houve, essa amizade, essa parceria que existe entre as universidades. Nós estamos representando a nossa instituição Unicentro, nós estamos aqui de amarelo e preto, com garra, isso é realmente vestir a camisa, muito orgulho de ser Unicentro”, vibra Marcia Marconato, servidora da Unicentro e campeã do vôlei feminino.

Confira as fotos do 26º Josuepar no Banco de Imagens da Unicentro.