Unicentro sedia os Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná

A 26ª edição dos Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná, o Josuepar, começa nesta sexta-feira (1º). Pelo segundo ano consecutivo, a Unicentro será a anfitriã da competição e está preparada para receber as delegações participantes das sete universidades estaduais do Paraná

O Josuepar tem como objetivo promover o intercâmbio esportivo, recreativo e cultural entre os servidores e docentes das sete instituições de ensino superior do Paraná – as Universidades Estaduais de Londrina (UEL); de Maringá (UEM); de Ponta Grossa (UEPG); do Oeste do Paraná (Unioeste); do Norte do Paraná (Uenp); do Paraná (Unespar); e do Centro-Oeste (Unicentro).

A Unicentro espera receber aproximadamente 600 servidores de outras universidades para a edição deste ano, que conta com 14 modalidades esportivas – basquete, beach tennis, bolão, boliche, corrida, canastra, futsal feminino, futebol suíço – livre e meio século, natação, sinuca, truco, voleibol e xadrez. Os jogos serão realizados no ginásio de esportes do Câmpus Cedeteg e na Associação Cultural, Recreativa e Esportiva da Unicentro, a Acre.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, celebrou a realização dos jogos em Guarapuava novamente e desejou bons jogos a todos. “Em nome da comunidade Unicentro, damos as boas-vindas aos nossos servidores das nossas universidades coirmãs aqui do estado do Paraná. Estamos nesse segundo ano consecutivo da volta do Josuepar e, com certeza, vamos ter mais um final de semana de muita confraternização, de muita parceria e também de competição entre as nossas universidades”.

Representando a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), o assessor Marcos Aurélio Schemberger, ressalta que o caráter de amizade e harmonia permanece no Josuepar desde a sua criação. “A realização do Josuepar é o congraçamento entre funcionários e professores das sete instituições. Todos vivem dias de trabalho na parte administrativa, na parte de docência, de projetos, de extensão, pesquisa e aqui eles podem ter a participação esportiva, aquele convívio dia a dia entre as pessoas das suas instituições e demais instituições. A criação do Josuepar, lá nos anos 90, foi isso. O propósito era a confraternização e o relacionamento entre professores e funcionários e isso tudo continua”, disse.

O 26º Josuepar tem início na tarde desta sexta (1º) e encerra no domingo (3), ao meio dia, com a cerimônia de premiação e uma confraternização entre os participantes. Toda a programação com os horários, modalidades e locais está disponível no site da Unicentro.

O vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, destaca a importância de momentos como este entre os servidores de todo o estado. “Estes jogos servem para que possamos confraternizar, nos conhecer, e é uma tradição no estado do Paraná” e dá um recado para os atletas que representam a Unicentro. “Aproveite esses jogos para se divertir e vamos competir com a intenção de ganhar, não necessariamente na quadra, mas ganhar na harmonia, no companheirismo e nesse momento muito especial para cada um de nós.”, disse Ademir.