16º Encontro Anual de Extensão promove atividades entre extensionistas durante a Siepe

O Encontro Anual de Extensão (Eaex) tem como objetivo divulgar e disseminar os 182 projetos de extensão desenvolvidos na Unicentro. Em sua 16ª edição, o encontro deste ano faz parte da programação da 8ª edição da Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe).

Durante dois dias, 207 trabalhos foram apresentados, de forma virtual, por acadêmicos e professores que atuam nos projetos de extensão da universidade. “O Eaex é um espaço rico para discussões e fortalecimento da extensão universitária realizada na Unicentro, envolvendo a comunidade acadêmica e a sociedade”, explica a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Lucélia de Souza.

Esse tipo de ação, segundo a percepção da assessora técnica da Proec e coordenadora institucional na Operação Rondon Paraná, Mônica Cristina Nunes, proporciona, além da troca de experiências, um amadurecimento entre os participantes. “Quando estávamos nas salas de apresentação conseguimos perceber um amadurecimento na forma como os alunos enxergam os projetos em que eles estão inseridos. E isso é importante porque a extensão não está longe do ensino e da pesquisa. Afinal, sem ensino e sem pesquisa não há extensão, porque ela precisa dos outros dois pilares para acontecer e agir na comunidade”, relata.

Em meio a mais de cem projetos de extensão, é difícil, mesmo para quem participa, compreender e conhecer as demais ações desenvolvidas no decorrer do ano. Por isso este momento é tão importante, como ressalta Ariane Pereira, coordenadora do projeto de extensão Florescer. “Com o Eaex, nós temos uma atividade específica para disseminar e para contar para as pessoas quais são os projetos de extensão que estão sendo conduzidos na universidade. Efetivamente, ele acaba sendo muito profícuo, na medida que a gente faz essa troca de experiências”, conta.

Encontro de Extensionistas

Parte integrante do Eaex, o 13º Encontro de Extensionistas reuniu bolsistas, voluntários e egressos da universidade para instigar debates em prol da extensão universitária. “Essa é uma grande oportunidade de aproximar os bolsistas dos projetos e programas de extensão, discutir experiências e proporcionar oportunidades de parcerias”, explica a pró-reitora de Extensão, Lucélia de Souza.

Neste ano, o Encontro de Extensionistas foi dividido em dois momentos. No primeiro deles, realizado nesta manhã (24), alunos e professores que participaram da Operação Rondon 2023 foram convidados para participar da roda de conversa “O que vi, ouvi e senti ao longo de 10 dias na Operação”.

Segundo Mônica Cristina Nunes, a escolha do projeto para essa participação decorre da história entre a extensão universitária no Brasil e a Operação Rondon. “O Projeto Rondon foi uma das atividades que iniciaram a extensão universitária no Brasil, lá na década de 60. Por esse motivo, nós o escolhemos para mostrar como foram os dias vividos durante a expedição deste ano e também lembrar da história, que é muito importante”.

“A extensão traz uma formação humanística muito forte para o acadêmico”

Angelita de Ré, docente da Unicentro.

O encontro reuniu bolsistas, voluntários e egressos da universidade (Foto: Coorc).

Convidada para compartilhar suas experiências na Operação Rondon, a professora do Departamento de Ciência da Computação, Angelita de Ré, relata que vê na extensão uma oportunidade de mão dupla para os alunos. “A extensão é uma forma de aprendizado para o aluno, porque com o projeto ele vai até a comunidade não só para compartilhar, mas também para aprender. A extensão traz uma formação humanística muito forte para o acadêmico”, disse.

A acadêmica de Engenharia Florestal, Ana Caroline Schultz, concorda. “A experiência foi incrível, uma soma gigantesca tanto na minha vida acadêmica, no meu currículo, quanto para minha vida pessoal. Eu já fazia parte de outras extensões antes do Rondon, mas nada igual. A extensão universitária me marcou muito e eu acredito que o Eaex e a Siepe, de modo geral, agregam demais”.

As histórias contadas pelos alunos durante a roda de conversa serviram, não só para mostrar à comunidade os trabalhos desenvolvidos durante a Operação Rondon, mas também para trocar informações entre o próprio grupo. “Nós tivemos experiências pontuais entre o nosso grupo e observamos, pelos contatos e pelas fotografias, o que os outros grupos estavam desenvolvendo. Isso despertava na gente uma curiosidade muito forte de conhecer esses projetos, porque todos estávamos ali para somar alguma coisa e esse agregar de experiências também nos constrói para experiências futuras”, pontua o estudante de Letras Português, Saulo Semann.

Palestra com Daniel Porciuncula Prado

Fez parte do segundo momento do 13º Encontro de Extensionistas, a palestra do professor Daniel Porciuncula Prado, pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande (UFRGS).

Na palestra, intitulada “Extensão Universitária: cultura e protagonismo estudantil”, Daniel falou sobre o conceito deste pilar sob a ótica de suas próprias experiências. “Eu trouxe um pouco das minhas experiências na extensão universitária, que são muito voltadas à constituição de políticas públicas. Também mostro um pouco de como a extensão vai se construindo e modificando as suas narrativas, as suas formas de entendimento metodológicos ao longo do tempo, e o que a juventude e os estudantes têm a ver com isso”, explica.

De acordo com o professor, a ideia central de sua fala é inserir o estudante na extensão não como fim, mas como meio. Ou seja, como o agente promotor da extensão universitária. “Tudo aquilo que é voltado diretamente para o aluno não é extensão. Afinal, a extensão envolve a comunidade externa, é o conjunto da sociedade. Extensão são as ações que a gente desenvolve, seja em forma de programas, projetos, eventos, cursos ou oficinas para a comunidade externa”, finaliza.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro.