Primeiro fim de semana dos Jogos Intercursos reuniu dezenas de estudantes no Câmpus Cedeteg

A primeira edição dos Jogos Intercursos da Unicentro (JOIC) teve início no último sábado (11). O evento, que faz parte da disciplina “Organização Esportiva” dos alunos do terceiro ano de Educação Física do Câmpus Cedeteg, será realizado durante três sábados deste mês de novembro.

No primeiro dia, os times se reuniram para as disputas de primeiro, segundo e terceiro lugares nas modalidades vôlei (feminino), futsal (feminino) e futset (masculino).

O professor responsável pelo evento, Fábio Ricardo Hilgenberg Gomes, docente de Educação Física, conta que a ideia foi propor a integração dos universitários por meio do esporte e incentivar a prática esportiva, principalmente após o período pandêmico. “O JOIC possui o intuito de promover algo para além do aprendizado acadêmico, por possibilitar relações sociais entre alunos de cursos diversos”, pontua.

Para Lívia Durski Burko, acadêmica do curso de Educação Física e também Presidente do JOIC, o evento é uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento do esporte na Universidade. “A realização dos jogos é muito positiva para todos os envolvidos, tanto para os organizadores, como para aqueles que participam jogando e torcendo”, comenta.

Futset, futsal e vôlei estão entre as modalidades disputadas no primeiro fim de semana do Joic. (Foto: Coorc)

É o que também acha a acadêmica do segundo ano de Jornalismo, Amanda Cristina Borges. Para ela, o JOIC é uma forma positiva de integrar os estudantes por meio de uma prática saudável. “A universidade, além do aprendizado, é um momento de muitas preocupações e medos. Por isso, praticar um esporte e fazer parte de um time são benefícios positivos que auxiliam na saúde psicológica e física dos alunos. Esporte é vida e perceber isso surgindo de uma iniciativa estudantil é lindo. Parabenizo a organização do evento e espero que o JOIC se fortaleça a cada ano”.

Pódio

Os cursos que ficaram no pódio das modalidades neste primeiro sábado, foram:

Vôlei feminino: 1º Educação Física; 2º Nutrição; 3º Fisioterapia.

Futsal feminino: 1º Medicina; 2º Educação Física; 3º Nutrição.

Futset masculino: 1º Educação Física; 2º Administração; 3º Jornalismo.

Próximos dias e jogos

No próximo sábado (18), haverá a disputa de outras modalidades entre basquete e xadrez, com mais duas classificações de pódio e distribuição de medalhas. Por fim, no dia 25 de novembro, a disputa será no vôlei masculino, com distribuição de medalhas e cerimônia de encerramento no final da tarde. Durante a cerimônia, haverá ainda premiação de troféus de primeiro, segundo e terceiro colocados para os cursos que mais acumularem pontos dentre os três dias de JOIC.