Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro celebra os 50 anos das primeiras turmas formadas pela Fafig

Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro celebra os 50 anos das primeiras turmas formadas pela Fafig

Reconhecer a importância daqueles que foram os pioneiros no ensino superior em Guarapuava. Essa é a ideia por trás do Jubileu de Ouro da Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro (Adau), realizado no último sábado (11) no Auditório Francisco Contini, no Câmpus Santa Cruz. O evento promovido pela Adau reuniu acadêmicos e docentes das primeiras turmas formadas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava, a Fafig, em 1973. A instituição foi um dos pilares para a criação da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destacou a importância de celebrar a faculdade que foi fundamental para a criação da universidade, que atualmente oferta mais de quarenta cursos e trinta mestrados e doutorados. “Hoje é um momento de festa e gratidão por rever essas pessoas que começaram há 50 anos transformando o ensino superior da nossa região. Represento a Unicentro com o papel de reitor, mas eu devo muito, e a Unicentro também, a essas pessoas e a comunidade”, enfatiza Fábio.

Da mesma forma, a diretora do Câmpus Santa Cruz, professora Christine Vargas Lima, afirma que o Jubileu de Ouro da Adau é uma forma de transformar o agradecimento da Unicentro em homenagem. “Eles me acolheram e me ensinaram muitas coisas que até hoje, na direção, eu prezo. Eu não poderia faltar a esse evento para poder expressar o meu carinho e a minha gratidão”, ressalta.

Jubileu de Ouro da Adau homenageou acadêmicos e professores que foram pioneiros no ensino superior de Guarapuava (Foto: Coorc)

O presidente da Adau, Ronaldo Canto Jorgensen, conta que recebeu diversos questionamentos e foi procurado várias vezes pelos próprios alunos da época, para ser feita uma comemoração do Jubileu de Ouro. “Esse é o papel da Adau, sempre cumprindo o propósito de não deixar se perder o histórico, o passado. Para nós, é uma grande alegria comemorar o evento de hoje”, destaca o presidente.

Para a docente aposentada Ana Maria Pereira Souza, foi imensurável participar da celebração, principalmente por ter lecionado para a primeira turma e estar voltando agora, 50 depois, a uma instituição completamente diferente. Segundo ela, ao reencontrar os alunos e os professores da época, a sensação foi de felicidade. “Quando eu cheguei aqui, foi quase um choque, porque parecia um outro mundo. Cresceu muito a universidade, fico muito feliz por isso. É muito emocionante e me deixa maravilhada saber que eu plantei uma pequena sementinha, e que hoje estou vendo uma árvore cheia de frutos”, salienta. 

A mesma emoção é do graduado em Geografia, Arcelino Veronese, que reforçou a satisfação em voltar depois de tanto tempo ao espaço que lhe deu esperança de ter um trabalho melhor. “Sou imensamente grato a Deus por ter me formado em um curso superior, e também agradecer ao Governo com este sistema de ensino. Hoje, aqui neste ambiente, parece que estou em outro mundo e fico muito feliz por isso, por ver o quanto a minha faculdade se desenvolveu depois que saí”, revela.

Deixe um comentário