“História e democracia” é tema da XVII Semana de História no Câmpus Irati

O papel do historiador na defesa da democracia foi o tema da palestra de abertura da XVII Semana de História no Câmpus Irati da Unicentro. Realizado de 6 a 10 de novembro, o evento ocorre em conjunto com o XII Seminário de Estudos Étnico-raciais e a IX Jornada de Integração Graduação e Pós-graduação.

Nessa segunda-feira (6), a conferência de abertura contou com a participação virtual do pesquisador Fernando Nicolazzi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além dele, a Orquestra de Irati se apresentou no Auditório Denise Stoklos.

Neste ano, a Semana traz como temática central “História e Democracia: Sociedade, Cultura e Cotidiano”. O tema foi escolhido pelos próprios acadêmicos que, pela primeira vez, assumem majoritariamente a organização do evento. “É um assunto que está em pauta nesses últimos anos e queríamos mostrar que a democracia em si não se refere somente à política, é algo que envolve toda a sociedade e deve sempre se fazer presente”, destaca a estudante Carolina Pilaski.

Na abertura, a diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, professora Luciane Trennephol da Costa, destacou a longevidade do evento científico e parabenizou a comissão organizadora. “Estamos muito felizes em ver que os estudantes assumiram o protagonismo do evento e parabenizo-os também pela escolha de um tema tão caro e precioso nos tempos em que temos vivido”, enfatiza.

Programação segue até sexta-feira (10) com minicursos, conferências e apresentações de trabalhos científicos. (Foto: Coorc)

Nesta terça-feira (7), mais de 40 trabalhos científicos serão apresentados em seminários temáticos. Já na quarta-feira (8), a programação conta com sete minicursos. De acordo com o professor Rhuan Zaleski, o intuito é abranger, além das questões relacionadas à democracia, os diferentes interesses de pesquisa dos acadêmicos da graduação e da pós-graduação. “O evento, como um todo, tem a ideia de integrar os estudantes, tanto do curso de História como de outros cursos, de outros programas de pós-graduação, e também trazer acadêmicos e professores de outras instituições de ensino”, afirma.

Na quinta-feira (9), os participantes poderão assistir a uma palestra da professora Ana Maria Rufino Gillies sobre “Democratização da Arte”.

A XVII Semana de História encerra na sexta-feira (10) com apresentações artísticas, entre elas o show “Claro Movimento”, do Grupo Fato, de Curitiba, que terá o professor Carlos Vidal, do departamento de Engenharia Ambiental da Unicentro, como artista convidado.