PAC reuniu 7.448 estudantes nesse domingo de provas

Summary

O PAC, por ser uma modalidade de avaliação seriada, é uma alternativa ao vestibular tradicional. Nesse modelo, o candidato realiza uma prova a cada ano do Ensino Médio, com conteúdos específicos da série que está cursando.

As provas do Programa de Avaliação Continuada (PAC) da Unicentro foram aplicadas neste domingo (17), em sete cidades da região –  Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. Ao todo, 7.448 estudantes, dos 7.916 inscritos compareceram.

Esse foi o motivo que trouxe Rafaela Tristão Rauber, de Toledo, cidade que fica há 290km de Guarapuava, para realizar a prova. “Eu pretendo fazer medicina, e estava acompanhando as inscrições do PAC desde que saíram as primeiras informações. Eu acho que fazer prova assim alivia bastante a pressão, porque no vestibular o conteúdo dos três anos fica mais pesado”, relata a estudante.

Em Guarapuava, a avaliação do PAC 1 foi aplicada no câmpus Santa Cruz, e as do PAC 2 e 3 no Câmpus Cedeteg. As avaliações são compostas por questões de múltipla escolha, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Geografia, História, Biologia, Língua Estrangeira Moderna – Inglês ou Espanhol e Educação Física.

Alunos conferem o ensalamento do PAC no câmpus de Irati

Gabriela Casola Trevisan, candidata ao PAC 1, pretende cursar medicina. Ela viu no processo seriado uma forma de reduzir o conteúdo cobrado nos vestibulares. “Desde sempre o coordenador da escola avisava sobre esse tipo de processo seletivo, como o PAC. Eu resolvi fazer porque facilita muito os conteúdos serem cobrados assim, de acordo com cada ano do colégio”.

Mesmo nervosa, a estudante garantiu estar confiante para a prova. “Eu estou nervosa, principalmente porque tem muita gente de muito lugar diferente, mas acho que vai dar tudo certo, porque eu estudei bastante”, comenta.

Érica Fugita, candidata ao PAC 2, fez a prova no Câmpus de Irati. A estudante, de Canoinhas, Santa Catarina, se viu mais calma nessa segunda etapa. “Eu estou bem tranquila, porque ano passado eu estava nervosa, mas eu me saí bem. Então, esse ano eu me preparei mais e estou mais calma”.

De acordo com Maria Aparecida Mores, coordenadora  de Processos Seletivos da Unicentro, as provas ocorreram dentro da normalidade em todos os locais de aplicação. A coordenadora destaca ainda, o crescimento expressivo no número de inscritos, em comparação ao ano anterior.

“Foi o maior número de inscritos na história do PAC Unicentro, e nós acreditamos que esse número só tem a crescer”, enfatiza.

Redação

Além das questões objetivas, os estudantes também precisaram desenvolver uma redação.

Os candidatos do PAC 1 puderam optar entre escrever, com base em uma imagem, um texto narrativo envolvendo uma história de amor e cumplicidade entre netos e avós, ou escrever, também com base em uma imagem, um texto narrativo em que os protagonistas, levados pela curiosidade, acabam se envolvendo em situações arriscadas e ameaçadoras.

Já no PAC 2, a primeira temática pedia que os estudantes desenvolvessem um texto narrativo que colocasse a prova o velho jargão “A mentira tem pernas curtas”. Para isso, eles tinham como apoio um texto e uma charge sobre o tema.

Na segunda, os alunos tinham como base uma tirinha. A redação pedia que eles escrevessem um texto narrativo em que a variação linguística tenha provocado uma situação inesperada entre os personagens.

No PAC 3, os candidatos precisavam escrever um texto dissertativo-argumentativo. Assim como nos anteriores, era possível optar por dois temas. O primeiro trazia uma charge e um texto, e os candidatos precisavam dissertar sobre a incongruência entre a fala e atitude de alguns personagens. O segundo apresentava um soneto de Vinícius de Moraes, e os estudantes precisavam dissertar sobre a importância do sentimento de partilha e identificação com velhos amigos.

Resultados

O gabarito provisório e o caderno de questões estarão disponíveis no site da Unicentro a partir de segunda-feira (18). O resultado do PAC será divulgado no dia 24 de novembro, também no site oficial da universidade.