Integrantes de projeto Jovens Protagonistas da Unicentro se preparam para viagem ao Chile

Na última segunda-feira (4), integrantes da delegação que irá representar o Paraná no 1º Fórum dos Jovens pelo Clima se reuniram no auditório Paulo Jorge Rihes, no Câmpus Cedeteg. Os alunos fazem parte do projeto “Jovens Protagonistas no Enfrentamento da Emergência Climática: Ações locais voltadas para a COP 30”, ação de extensão que visa levar para as escolas a discussão da emergência climática tendo o jovem como protagonista.

“Ele vai analisar de que forma de que forma a emergência climática se encaixa em seu contexto e buscará soluções ações para mitigar os efeitos, ele faz isso com subsídios teóricos a partir de um diálogo entre estudante, professor e cientista” enfatiza a coordenadora do projeto e professora da Unicentro, Adriana Kataoka.

No evento, que acontece de 26 a 29 de setembro, em Santiago, no Chile, sete jovens selecionados de quatro colégios de Guarapuava (Pedro Carli, Francisco Carneiro Martins, Mahatma Gandhi e Imperatriz Dona Leopoldina) terão a oportunidade de expor proposições e dialogar com alunos e cientistas de 31 países. Neste último encontro antes da viagem, prestigiados por pais e professores, os alunos apresentaram seus projetos e receberam auxílio para aprimorar e treinar a exposição das suas propostas até o evento.

As alunas do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, Julia e Laura, foram duas das selecionadas para integrar a delegação. Elas contam que estão muito animadas para terem essa experiência e já pensam em levar o assunto como profissão para o futuro ‘’Quero fazer faculdade de química para desenvolver estudos que ajudem na preservação do meio ambiente’’ disse Laura.