4ª Manhã de Ciências e Walking Tour Unicentro aproximam os estudantes do mundo acadêmico

Na última quinta-feira (24), o Câmpus Cedeteg da Unicentro viveu mais uma edição da 4ª Manhã de Ciências, evento que tem se tornado um marco de Guarapuava e região ao conectar milhares de estudantes do ensino médio e fundamental ao mundo acadêmico. O evento proporcionou uma visão aprofundada sobre os cursos de graduação oferecidos pela universidade, além de apresentar os projetos inovadores desenvolvidos por professores e alunos.

“O objetivo principal é a promoção dos cursos e a exposição de projetos e objetos científicos produzidos na Unicentro, principalmente do Câmpus Cedeteg. O evento também visa a divulgação dos cursos de graduação e de atividades das áreas de ensino, cultura e extensão da universidade”, conta a coordenadora do projeto, Suellen de Fátima Egiert.

O evento deste ano foi realizado em conjunto com o ‘Walking Tour Unicentro’, ação coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e que promove visitas e tours monitorados aos câmpus da universidade. A parceria com o projeto foi um sucesso, envolvendo mais de 2 mil pessoas, entre 1600 alunos de 29 escolas, 500 monitores e 71 coordenadores de atividades em 40 estandes.

A cooperação entre docentes, agentes universitários e acadêmicos foi novamente evidenciada para que tudo corresse como o esperado. ”Toda a comunidade universitária do Câmpus Cedeteg se mobiliza, nas semanas que antecedem ao evento e no dia da Manhã de Ciências, para receber as comitivas e grupos de professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Guarapuava e região, num dia de intenso aprendizado científico, trocas de saberes, experiências culturais e valorização da Educação. A 4ª Manhã de Ciências foi a edição que teve o maior público, devido à parceria com o Walking Tour Unicentro”, disse Suellen.

Ariele planeja cursar Medicina através do PAC.

Acadêmica do terceiro ano de Física, Cassandra Trentin, foi voluntária para participar no estande do curso e apresentar os experimentos aos visitantes.“A maioria dos alunos têm muita dificuldade em questão de matemática, mas os experimentos podem proporcionar uma visão muito maior, na prática, do que é a física, do que apenas as equações. O curso tem coisas muito legais, que as pessoas podem se divertir e que podem associar com o cotidiano”, conta ela, relatando também o retorno que recebeu de novos colegas. “Muitas pessoas que estiveram na feira falaram ‘Poxa, que legal, eu quero fazer física’. Eu conheço uma caloura que entrou ano passado, ela veio para a feira e ela fez Física por conta da feira de ciências”.

Ao longo do dia, os estudantes fizeram tours pelo câmpus e, guiados por monitores, tiveram a oportunidade de conhecer os departamentos e laboratórios dos cursos de graduação oferecidos pela Unicentro. Ariele tem 17 anos e veio do município de Pinhão junto com o Colégio Estadual Professor Mario Evaldo Morski, ela se animou com a visita e está planejando cursar Medicina através do PAC. ‘’Achei o câmpus enorme e muito legal’’, disse.

A Manhã de Ciências não é apenas uma ocasião de descoberta acadêmica, é também a possibilidade de ratificação de um sonho. Ricardo Vinicius, de 16 anos, está no terceiro ano do ensino médio do Colégio Municipal Visconde de Guarapuava e conta que pretende cursar Agronomia na Unicentro, ‘“É meu sonho desde pequeno’’.

Com uma atmosfera inspiradora, a Manhã de Ciências continua a moldar o futuro dos estudantes da região, que podem transformar suas vidas e a sociedade como um todo. Para Marlisa Bernard, pedagoga do Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul, essa ação é importante para os alunos visualizarem seus futuros, trazendo a universidade para a realidade deles. “Eles acharam um ambiente bonito, com laboratórios bem equipados, isso os anima para estudar”, conta.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro.