Música e teatro marcam a noite de estreia do 36° Encontro de Arte Folclórica da Unicentro

Na noite da última segunda-feira (7), o auditório Francisco Contini, no Câmpus Santa Cruz, foi o palco de abertura da 36ª edição do Encontro de Arte Folclórica da Unicentro, organizado pela Diretoria de Cultura da universidade. A cerimônia foi marcada por uma apresentação musical do grupo Folia do Divino e também pelo grupo Uniteatro, que é o grupo de teatro da Unicentro. O tema deste ano é “Semeando cultura, colhendo tradições” e tem como principal objetivo aproximar a comunidade acadêmica das diversas formas de arte, como explica a diretora de cultura, professora Níncia Teixeira. “Tudo o que tem relação com preservação de memória, preservação é importante para todos, acadêmicos ou não. Porque uma nação só se concretiza a partir do fortalecimento dessas raízes culturais”, ressalta.

O grupo Folia do Divino abriu o 36º Encontro de Arte Folclórica (Foto: Coorc).

O Encontro de Arte Folclórica segue com programação até o final do mês de agosto, todas as apresentações tem entrada gratuita e toda a comunidade está convidada a participar.

Programação:
9 de agosto – Arraiá do Câmpus Santa Cruz- das 9h às 22h no estacionamento da Proec;
10 de agosto – Folclore em Movimento: apresentações musicais da Unati, Pâmela Greicy Annes, Fundação Cultural Suábio-Brasileira, Studio Alba Domingues e Mostra Instrumental de Gaita- Ponto- às 19 horas no auditório Francisco Contini;
15 de agosto – Roda de Conversa “Identidade e Ancestralidade”- às 10 horas no centro de exposições do Câmpus Santa Cruz;
16 de agosto – Folclore e Educação: quiz cultural e apresentações- CTG Fogo de Chão, Lucas Sequinel, Coral Opus III, Cesar Quadros, Escola Padre Estanislau Cebula e Colégio Lobo- às 14 horas no auditório Francisco Contini;
17 de agosto – Noite Italiana com o Grupo Folkloristico Italiano Ânima- às 19 horas no auditório Francisco Contini;
22 de agosto – Noite Ucraniana com o grupo folclórico ucraniano brasileiro Vesselka- às 19 horas no auditório Francisco Contini;
24 de agosto – Noite de encerramento com performance de Dança Afro: poéticas da Corpa- encruzilhada e peça de teatro “Baxô” encenada pelo grupo de teatro das catacumbas.

Exposição Folclore Brasileiro: Identidades
Como parte da programação do 36° Encontro de Arte Folclórica, a Diretoria de Cultura da Unicentro preparou uma exposição com 78 fotos e 7 objetos antigos que retratam a identidade do povo brasileiro. “O tema da exposição é identidades porque identidades tem relação com cultura e cultura tem relação com folclore. Então nós pedimos pelas redes sociais que nos enviassem fotos, tanto de dentro quanto de fora da Unicentro, independentemente de gênero ou idade. Nós temos alguns objetos antigos também para retomar que o folclore tem muita relação com preservação e tradição”, explica a diretora de cultura, Níncia Teixeira.

A mostra Identidades segue exposta até o dia 31 de agosto no Centro de exposições do Câmpus Santa Cruz com entrada gratuita.