Unicentro dá início às aulas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

O principal papel de uma instituição de ensino superior é o comprometimento com as demandas sociais e com a oferta de ensino de qualidade. Visando cumprir esse objetivo, a Unicentro deu início, esse semestre, ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. O tecnólogo está sendo ofertado a partir de uma parceria entre a Unicentro; a UAB, que é a Universidade Aberta do Brasil; a Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – a Capes; a Seti, que é a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e a UVPR, que é a Universidade Virtual do Paraná.

O curso de Tecnologia em Gestão Pública é ofertado em rede pelas seis universidades estaduais do Paraná que participam da UAB e tem duração de dois anos. Durante a graduação, os alunos terão contato com 34 disciplinas e acumularão mais de 1900 horas de estudo.

Poder atuar formando gestores públicos num tecnólogo com uma duração de dois anos é fantástico. Para nós, é uma experiência incrível e que só vem somando em todos os cursos que a universidade já ofertou e vem ofertando. É a primeira vez que nós estamos ofertando um curso em rede com todas as IES do Paraná. Ele é desafiador e, ao mesmo tempo, uma experiência única”, analisa a coordenadora do curso, professora Eliane Horbus.

Para a coordenadora da UVPR, professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, a oferta de um curso em rede exige o envolvimento de muitos professores das diferentes universidades. “Você tem que ter um roteiro muito grande para você não falhar em nada. Mas a gente acredita que essa experiência está, de alguma forma, gerando uma expectativa muito grande no próprio sistema – tanto no nosso, estadual, quanto na Capes – para que cada vez mais a gente tenha cursos formatados em redes, porque há uma oxigenação dos processos; porque a gente consegue evoluir muito na qualidade do próprio curso”, completa a docente.

Apesar de já ofertar cursos à distância desde 2010, a Unicentro começou a ofertar o Tecnólogo em Gestão Pública em 2018. Esta é a segunda turma e a primeira ofertada em rede. Só a Unicentro tem mais de 130 estudantes matriculados no curso, em sete polos de educação à distância.

As expectativas para essa turma que se iniciou é que a gente consiga atingir os objetivos que os alunos estão trazendo, os objetivos que eles têm com o curso, e capacitá-los a serem gestores públicos com todo o conhecimento necessário para fazer a gestão das instituições públicas. Então, esse é o nosso objetivo, atender toda essa demanda de formação de gestores públicos”, finaliza Eliane.