Biblioteca do Câmpus de Irati promove visita guiada para calouros

Uma oportunidade de conhecer em detalhes um dos espaços mais importantes do Câmpus Irati: a Biblioteca. É isso que o Bibliotur proporciona aos acadêmicos que estão começando a vida universitária. O projeto iniciado há alguns anos pela então bibliotecária do câmpus, Carmen Pegoraro, promove visitas guiadas para conhecer o acervo com mais de 54 mil obras, entre livros, teses, periódicos e outras publicações.

Além disso, como detalha a coordenadora de Apoio à Divisão de Acervo, Elaine Fernandes de Souza, os calouros aprendem a acessar o catálogo on-line e recebem orientações sobre a utilização da Biblioteca Digital e do Portal de Periódicos da Capes. “O objetivo do Bibliotur é trazermos os acadêmicos até aqui para mostrar para eles o nosso espaço físico, mostrar o nosso acervo e os serviços que são oferecidos para que os alunos possam entender a importância da biblioteca na instituição e na vida acadêmica deles”, explica.

Neste ano, diversos cursos já participaram da atividade, sendo o último deles o de Educação Física. Chefe do departamento, a professora Debora Gomes acompanhou os alunos na visita e ressaltou a importância da valorização da biblioteca enquanto espaço para o compartilhamento do conhecimento e também para o convívio social. “Trazê-los para conhecer esse espaço é o primeiro passo para que eles possam frequentar, fazer uso diariamente desse espaço e para que eles também possam encontrar os materiais que vão, de certa forma, contribuir efetivamente em todo o seu processo de formação”, enfatiza.

Visita quer proporcionar que calouros aproveitem melhor o espaço e acervo (Foto: Coorc)

Calouro de Educação Física, João Vitor de Oliveira conta que já aproveitou o sossego do local para estudar para algumas disciplinas. “Eu sou uma pessoa que precisa de silêncio para me concentrar. Qualquer barulho já me atrapalha e eu não consigo fixar o conteúdo. Então, para mim, a biblioteca aqui da Unicentro ajuda bastante”, relata.

Além de um lugar tranquilo para os estudos, a biblioteca é ainda um ambiente de relaxamento na rotina universitária, e que também disponibiliza alguns jogos de tabuleiro que podem ser utilizados no local.

O agendamento do Bibliotur pode ser feito pelos departamentos pedagógicos através dos telefones (42) 3421-3133 (manhã/tarde) e (42) 3421-3131 (noite). A Biblioteca do Câmpus de Irati está aberta a toda a comunidade de segunda a sexta, das 8h00 às 22h00.