Jornada de Estudos e Fórum de Estágio em Serviço Social destacam diferentes perspectivas sobre atuação profissional
Termina nesta quarta-feira (26) a 17ª Jornada de Estudos em Serviço Social. Realizado em conjunto com o 12º Fórum de Estágio, o evento é promovido pelo departamento do curso de graduação da Unicentro, com o apoio do Conselho Regional de Serviço Social do Paraná. Com o tema “Serviço Social: necessário para o Brasil”, a edição deste ano tem como um dos objetivos apresentar aos acadêmicos questões contemporâneas sobre o campo de atuação, como explica a chefe do departamento de Serviço Social, professora Nayara Cristina Bueno. “É um momento de complementar a formação trazendo esses temas que são transversais e também de ouvir as experiências dos profissionais. Então é para contribuir mesmo nesse processo de construção teórico-prática durante a formação”, detalha a docente.
A jornada teve início na segunda-feira (24), com a mesa redonda “Serviço Social nas políticas de Seguridade Social: atribuições e competências”. Uma das participantes da discussão, a assistente social Cibele Aparecida Pereira destaca que é fundamental trazer o debate sobre as políticas públicas de previdência, de saúde e de assistência social para a universidade. “É muito importante trazer [a discussão] sobre recursos públicos, principalmente sobre as atribuições do assistente social dentro dessa temática para fortalecer e contribuir com essa questão acadêmica de cada profissional”, avalia.
Esse panorama sobre os diferentes campos de atuação dos assistentes sociais também esteve presente no segundo dia do evento, com a mesa redonda “Serviço Social no âmbito sociojurídico”. Dessa vez, o debate também envolveu a questão do combate ao racismo institucional e a particularidades das mulheres em monitoramento eletrônico.
A importância desse contato com diferentes experiências profissionais é enfatizada pelos acadêmicos que participaram do evento, como a aluna Keny Antunes. “Quando a gente conversa com diversos profissionais, a gente consegue entender de que forma eles atuam e de que forma a gente pode vir a atuar e isso aproxima muito a gente. A faculdade, quando ela faz esse tipo de evento, ela ajuda a gente a ver que caminho a gente quer ir, o que é os campos que a gente gostaria de se aprofundar e os profissionais todos têm dinâmicas diferentes, então é legal de conversar justamente por isso”.
Essa perspectiva é reforçada também pela acadêmica Suelen Pupo. “Nós temos grandes expectativas, afinal de contas são profissionais que já estão atuando na área a um bom tempo, então a gente vem com o coração aberto para reter todas as informações e todo o conhecimento que eles têm para nos oferecer”, afirma.
A 17ª Jornada de Estudos e o 12º Fórum de Estágio termina hoje (26) com uma palestra sobre os 30 anos do Código de Ética dos/as Assistentes Sociais, que será ministrada por Olegna de Souza Guedes, presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Paraná. A conferência será às 19h, na Sala de Eventos do Câmpus Santa Cruz da Unicentro.