Unicentro lança Programa de Apoio Pedagógico Institucional

Garantir recursos para que departamentos pedagógicos e coordenações de programas pós-graduação tenham mais autonomia para comprar equipamentos, custear viagens ou participações em eventos, e financiar materiais de pesquisa. Esse é o principal objetivo do Proapi – Programa de Apoio Pedagógico Institucional lançado pela Unicentro nesta semana, e que tem também outra meta: possibilitar que essas ações sejam realizadas de forma menos burocrática.

Como conta o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, a retomada da verba destinada aos departamentos, que havia sido interrompida em 2016, devido a restrições orçamentárias, foi proposta pela Reitoria em, conjunto com o Conselho de Administração da universidade, o CAD. “O CAD aprovou a destinação de R$ 300 mil aos departamentos e aos programas de pós-graduação, distribuídos a partir do tamanho dos cursos que estão lotados neles”. Além disso, foi estabelecido que cada departamento ou programa receberia no mínimo R$ 4 mil e no máximo R$ 10 mil, para serem utilizados até o fim deste ano.

O professor Fábio Hernandes esclarece ainda que esse dinheiro não é voltado para as ações de ensino da graduação, que continuam sendo obrigação da Reitoria. “Os departamentos passam a ter uma maior autonomia para investir em suas pesquisas, para ajudar um professor a participar de um evento, para adquirir uma passagem, por exemplo. É óbvio que o recurso financeiro ainda é pequeno para toda a instituição, mas estamos em busca de mais”, frisa o reitor.

Proapi é apresentado pela Reitoria em cada um dos três câmpus da universidade (foto: Coorc)

Segundo a pró-reitora de Administração e Finanças da Unicentro, professora Eliane Horbus, o Proapi abarca uma série de possibilidades de investimentos que não eram contempladas anteriormente. “É muito mais abrangente do que a verba que tinha antigamente, que era só para participação em eventos e só para os professores. Agora, o departamento vai poder escolher dentro de um catálogo, em um sistema que foi construído especialmente para isso, os itens que estão ali financiados. Vai poder utilizar transporte, vai poder fazer uma saída de campo com os alunos, vai poder disponibilizar, por exemplo, o pagamento de uma inscrição para um aluno, para um professor, vai poder fazer a compra de um equipamento. A única coisa que ele vai precisar é definir isso em reunião departamental, porque tem que ser uma decisão do Conselho Departamental”, explica.

O chefe do Departamento de Matemática do Câmpus Irati, professor Clodogil Fabiano, celebrou a disponibilização da verba e destacou que o aumento de opções de investimento terá um impacto positivo nas ações desenvolvidas pelos cursos. “Esse recurso do Proapi vem em uma boa hora, porque a gente estava amargando uma uma falta de recursos nos departamentos. Hoje, as perspectivas são muito boas e foi bem importante essa amplitude de coisas em que podem ser utilizadas. É um ganho para os departamentos e acho que isso vai refletir na qualidade do atendimento aos nossos alunos e à comunidade, que é o nosso verdadeiro propósito”, enfatiza o docente.

A perspectiva do professor Clodogil é compartilhada pela chefe do Departamento de Letras do Câmpus Santa Cruz, a docente Claudia Maris Tullio. “É de vital importância, pensando em possibilitar questões pedagógicas para os acadêmicos. O Proapi tem uma parte que vai para os discentes – incentivo para eles, também para os docentes, pensando no bem comum do curso”, afirma.

Já para o chefe do Departamento de Administração de Guarapuava, professor Léo Raifur, a descentralização dos recursos é fundamental, na medida em que possibilita que as especificidades de cada curso sejam contempladas. “Os departamentos têm muitas particularidades e esse programa auxilia que essas particularidades se tornem mais versáteis e atenda o departamento de forma mais rápida e dinâmica”.

Em todos os câmpus, lançamento é acompanhado pelos chefes de departamentos pedagógicos e de programas de pós-graduação (Foto: Coorc)

Junto com o lançamento do programa, também foi apresentado o sistema criado pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação da Unicentro (Coorti) para facilitar o trâmite desses pedidos. Como detalha o diretor de Sistemas de Informática, Felipe Rodrigues, a ideia é que essa simplificação se estenda a todas as compras feitas pela instituição. “Hoje, o pedido de compra é simplesmente um protocolo, a gente não tem uma lista de itens. Então, tudo isso que a gente fez e está trabalhando é para que não só o Proapi, mas também um setor, um centro de custo consigam fazer uma compra diretamente. Transformar toda essa burocracia por trás dos pedidos em um sistema que você consiga chegar ao seu objetivo com poucos cliques”, resume Felipe.

O professor Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor da Unicentro, destaca que o objetivo é sempre desenvolver soluções que permitam uma melhor gestão universitária. “A burocratização é muito forte e nós estamos tentando achar alternativas para fazer o processo ficar mais ágil, principalmente internamente. Que nós possamos superar os desafios internos dessa burocracia, que é necessária, podendo sanar algumas coisas, dentro da lei, e dando principalmente autonomia para o gestor, para aquele que tem o recurso poder fazer os pedidos, sem tem que estar indo setor por setor, para ver a necessidade, se tem orçamento, se não tem. Então, isso vai agilizar um pouco mais as nossas aquisições”.