Estão aberta as inscrições para três programas de bolsa de extensão universitária

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro está com editais abertos para a seleção de bolsistas para três programas  institucionais – o de Extensão Universitária, Pibex; o de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária, Pibis; e o de Ações Extensionistas, o Piae. Todos eles buscam promover, incentivar e potencializar o envolvimento dos estudantes no desenvolvimento de atividades de extensão universitária. A inscrição deve ser feita, primeiramente, pelo orientador que, segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, professora Lucélia de Souza, precisa atender a alguns pré-requisitos. “Pertencer ao quadro de docentes ou agentes universitários efetivos da Unicentro, ter titulação mínima de mestre, estar em pleno exercício das atividades, possuir currículo na plataforma Lattes do CNPq, possuir programa ou projeto de extensão vigente como coordenador ou membro da equipe executora e não estar inadimplente com a Unicentro”, pontua.

As inscrições são feitas, exclusivamente, pelo Saapi, que é o Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Projetos Institucionais, no guichê Proec. O prazo para o Pibex e para o Piae é  dia 28 de junho. Já as inscrições para o Pibis podem ser feitas até três de julho. Depois de se inscrever no sistema, o orientador deve fazer a indicação dos estudantes. De acordo com a diretora de Extensão da Unicentro, professora Vania Gryczak, na sequência, é o estudante quem deve acessar o sistema. “O aluno deverá acessar o Sistema de Gestão Universitária e completar todos os dados pessoais, indicar o e-mail de uso habitual, submeter o plano de trabalho conforme o modelo do anexo quatro dos editais. Para o Pibis, anexar históricos escolares dos ensinos fundamental e médio”, explica Vania.

Um dos projetos de extensão desenvolvidos na Unicentro, trabalha na prevenção da obesidade desde a infância (Foto: arquivo pessoal)

Atualmente, a Unicentro conta com 69 estudantes atuando no Piae – sendo 10 bolsistas e 59 voluntários; 34 bolsistas Pibex; e 58 no Pibis. Talyta Sidor é acadêmica do terceiro ano do curso de Nutrição e uma das bolsistas do Pibis no projeto “Apoio e Proteção da Obesidade para Crianças da Rede Pública de Ensino – Uma abordagem multi e interdisciplinar”. A estudante foi estimulada às atividades de extensão desde o início da graduação e vê no projeto uma oportunidade de ampliar conhecimentos dentro da profissão escolhida. “Na faculdade, nós vemos a parte teórica e, na extensão, acabamos indo a campo e vendo outras realidades sociais. É muito rico”, avalia a acadêmica.

Para a professora Daiana Novello, coordenadora do projeto em que a Talyta é bolsista, a extensão é fundamental para que os estudantes conheçam as necessidades da comunidade. “Isso promove uma formação do pensamento crítico e, assim, é possível propor intervenções de ensino e pesquisa que possam modificar a atenção a essas demandas, além de gerar novas políticas públicas e servir também como ferramenta de inserção social da universidade na comunidade”.

Os editais com todas as informações de cada programa estão disponíveis na página da Proec, no site da Unicentro.