Campanha “Trânsito Seguro” busca conscientizar sobre direção responsável nas vias do Cedeteg

Com o intuito de promover a segurança viária e a conscientização dos membros da comunidade acadêmica, a direção do câmpus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) lançou a campanha “Trânsito Seguro”. A iniciativa destaca cinco motes fundamentais para uma condução responsável: respeito à sinalização de trânsito, dirigir no sentido correto da rua, não estacionar em locais proibidos ou inadequados, transitar em velocidade adequada e respeitar as faixas para pedestres.

A campanha começou porque a gente sempre recebe algumas reclamações de pessoas parando em lugares indevidos ou de pessoas que estão andando na contramão, fora do sentido da via. Então, a gente pensou nessa campanha, lembrando que a gente tem um espaço muito grande, o Cedeteg tem 105 hectares, temos muitas ruas e que a gente precisa obviamente tomar os cuidados, assim como em uma cidade, de respeitar as leis de trânsito também dentro do câmpus”, explica a vice-diretora do Cedeteg, Aline Marques Genú.

Campanha lembre que leis de trânsito valem também dentro do câmpus (Foto: Coorc)

A campanha educativa, segundo a docente, será permanente, buscando criar um ambiente mais seguro para pedestres e condutores, em um espaço onde circulam diariamente milhares de pessoas. “Sempre nós temos pessoas novas dentro do câmpus, em termos de comunidade interna, novos estagiários, agentes universitários. Nessa época, especificamente, a gente tem o início do ano letivo, então temos novos alunos também. São novas pessoas que não conhecem o funcionamento do câmpus e que precisam estar cientes de como que as coisas acontecem e qual é o sentido das vias, onde ficam os espaços para estacionamento. É uma campanha de fato educativa”.

Após as obras de pavimentação asfáltica, sinalização e pinturas de ciclofaixa, para a vice-diretora Aline Genú, as condições estão perfeitas para um ótimo convívio e respeito nos deslocamentos dentro do câmpus. “A questão do respeito mútuo, entre todos os que estão dentro do câmpus, que convivem dentro do câmpus, essa é a ideia principal dessa campanha de trânsito – a gente respeitar um ao outro, independente se é carro, se é moto, se é bicicleta, se está a pé, para que todo mundo tenha um convívio bom dentro do câmpus, sem maiores problemas de um acidente, de uma batida de carro. Isso é o que a gente espera com a campanha do trânsito dentro do câmpus, lembrando a todos que dentro do câmpus também as mesmas leis de trânsito valem, como valem para fora do espaço do câmpus Cedeteg”.