Gleisi Hoffmann e Enio Verri repassam 500 mil reais em emendas parlamentares à Unicentro
O trabalho desenvolvido pela Unicentro em prol das comunidades interna e externa ganhou um novo fôlego com o repasse de recursos de emendas parlamentares de autoria dos deputados federais, pelo Paraná, Gleisi Hoffmann e Enio Verri, que atualmente é diretor-geral da hidrelétrica Itaipu Binacional. Os valores das emendas são, respectivamente, de 300 mil e 200 mil reais. A formalização do repasse foi feita, nessa quinta-feira, pelas vereadoras Terezinha Daiprai e Cris Wainer e pelo deputado estadual Antenor Gomes de Lima.
Os recursos, afirma o reitor da Unicentro, professor Fabio Hernandes, serão empregados em ações que permitam a permanência dos estudantes na universidade. “Nós estamos esperançosos de que nós vamos ter um olhar mais significativo para os nossos estudantes, para a permanência estudantil, que é o nosso maior foco hoje – fazer com que o estudante do ensino superior, o estudante da Unicentro permaneça e conclua com êxito seu curso”.
Os valores provenientes das emendas parlamentares serão divididos entre os dois câmpus universitários de Guarapuava. No Cedeteg, segundo o diretor da unidade universitária, professor Ricardo Miyahara, o investimento se dará em dois eixos: a ampliação e reforma da cozinha do Restaurante Universitário; e a reestruturação do Centro de Apoio à Fauna Silvestre. “O que atualmente a gente chama de Centro de Apoio à Fauna Silvestre, se tornará o Centro de Triagem da Fauna Silvestre. Então, vai ter uma ampliação da quantidade de animais silvestres que vão ser atendidos e uma parte desses recursos vai ser destinada para a melhoria também desse atendimento”, detalha Ricardo.
No Santa Cruz, de acordo com o vice-diretor do câmpus, professor Carlos Alberto Kuhl, o recurso será utilizado para reestruturação do espaço onde funciona o Restaurante Universitário. “Isso vai auxiliar, sobremaneira, o atendimento que o restaurante está prestando, porque as estruturas eram adaptadas ao período em que ele foi construído e, hoje em dia, a grande demanda que nós temos ali é por instalações elétricas mais adequadas, já que os novos equipamentos são quase todos elétricos e demandam um valor bem alto para a reforma”, explica o professor.
A vereadora Terezinha Daiprai destaca que a defesa da educação pública é um dos principais compromissos do seu mandato. Por isso, o trabalho junto aos deputados federais para garantir recursos para Unicentro. “Ao fazer esse vínculo entre os nossos deputados que mandam recursos para a Unicentro, nós estamos fazendo o nosso papel da defesa da educação pública. A universidade traz todo o desenvolvimento econômico e social. Portanto, destinar recursos aqui é fazer um investimento”.
Na mesma linha, a vereadora Cris Wainer também defendeu a destinação de recursos para a educação superior pública. “Acredito que são recursos que vão contribuir, atender os nossos acadêmicos e estudantes, e fortalecer cada vez mais a nossa universidade que é pública, gratuita e de qualidade”, avalia.
O encontro também possibilitou que fossem apresentadas novas demandas e delineados outros projetos. Projeções que, afirma o deputado Antenor Gomes de Lima, também terão o apoio parlamentar. “Nós sabemos do papel da universidade, de como ela atua nessa questão da extensão e da pesquisa. E nós, como parlamentares, temos o papel de representar uma região e vamos lutar o que pudermos pela Unicentro”, afirma o deputado.
O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, ressaltou a importância do apoio dos representantes legislativos da região e das emendas parlamentares para a continuidade do bom trabalho que a universidade vem desenvolvendo. “Hoje fomos agraciados com mais um auxílio de deputados, onde podemos dar um apoio à assistência estudantil, aos restaurantes universitários dos câmpus Santa Cruz e Cedeteg. Então, sempre é importante essa parceria dos parlamentares, esse apoio, essa ajuda e, aí, vamos desenvolvendo cada vez mais a nossa universidade”, defende Ademir.