Departamento de Enfermagem realiza cerimônia de Passagem da Lâmpada

Todo fim de ano letivo, uma cerimônia cheia de tradição marca o encerramento das atividades do curso de Enfermagem da Unicentro. A Passagem da Lâmpada reune os acadêmicos do quarto e do quinto anos que, ano após ano, repetem o rito que rememora a história da enfermeira britânica Florence Nightingale, conhecida como a fundadora da enfermagem moderna e que exerceu papel de liderança no atendimento aos soldados feridos durante a Guerra da Crimeia (1853-1856). Apelida de “A Dama da Lamparina”, Nighingale realizava rondas noturnas utilizando-se deste instrumento para auxiliar soldados feridos.

A lamparina de Florence foi convertida em símbolo e, na cerimônia da Passagem da Lâmpada, os acadêmicos que estão concluindo o quinto e último ano do curso de Enfermagem entregam a chama acesa para os colegas que iniciarão a última etapa da formação universitária. Ao receber lâmpada, desse modo, cada formando afirma seu compromisso os valores e as responsabilidades da profissão.

A Passagem da Lâmpada é uma cerimônia tradicional em que os professores passam a lâmpada para os alunos que estão se formando e os formandos passam a lâmpada, que é o símbolo da Rnfermagem, para os acadêmicos do quarto ano, como uma simbologia da continuidade do processo de formação e para manter acesa essa lembrança, essa memória mesmo, da nossa precursora, que foi a Florence Nighingale”, contextualiza a chefe do Departamento de Enfermagem, professora Tatiane Baratieri.

Para Fábio Batista Lara, bombeiro que cursou Enfermagem para adquirir conhecimento técnico para os atendimentos de ambulância, o rito é especial por passar valores de uma personagem que aprendeu a admirar. “Eu tenho uma admiração muito grande pela figura histórica da Florence Nightingale. Então, para mim, é muito especial ter essa cerimônia da lâmpada, que é uma herança da história dela. Para mim é muito simbólica e importante, estamos aqui carregando a mesma luz que ela carregou um dia”.

00A passagem da chama da Enfermagem envolve docentes, concluintes do curso e alunos que vão fazer o último ano (Foto: Coorc)

Ao receberem a lâmpada, os estudantes que iniciarão o quinto ano do curso de Enfermagem, como Mariana Leutner Belém Calazans, assumem também o compromisso do cuidado e da atenção ao paciente. “A cerimônia de hoje representa um rito de passagem, principalmente no momento que a gente se torna os enfermeiros que vão estar sozinhos dentro de uma unidade de saúde, representando toda uma instituição de ensino que vem durante cinco anos nos ensinando, principalmente, o saber, a responsabilidade, o cuidado que Florence, lá no início, e, também, Anna Nery – pioneira da enfermagem no Brasil – praticavam para que a gente siga com eles nos nossos anos de formada”, diz Mariana, que está ansiosa para ingressar nesta nova etapa. “Eu espero conseguir desenvolver um pouco mais as habilidades, principalmente técnicas de comunicação, aquele olhar humano que a gente aprende muito e, principalmente, conseguir cuidar dos meus pacientes da melhor forma, de uma forma integral, biopsicossocial”.

Para a chefe do Departamento de Enfermagem, a tradicional Passagem da Lâmpada marca a certeza da continuidade, de que a profissão seguirá sendo exercida com responsabilidade e ética. “Esse momento, inclusive de integração do quarto com o quinto ano, com os docentes, e esse ritual mesmo, tudo isso que foi falado durante a cerimônia, é um momento que a gente relembra da nossa história e relembra que a gente tem que fortalecer a enfermagem enquanto ciência”, explica a docente Tatiane.