Em visita a Unicentro, deputado Aliel Machado reforça compromisso de parceria com a universidade
A reitoria da Unicentro e as direções dos câmpus Cedeteg e Santa Cruz receberam, na última semana, o deputado federal Aliel Machado. Durante a visita, os gestores da universidade evidenciaram como os recursos das últimas emendas do parlamentar destinadas à Unicentro foram empregados. Além disso, a administração central da universidade também aproveitou a oportunidade para apresentar demandas e situações em que o apoio do deputado pode ser decisivo.
“Foi um momento de bastante diálogo, de diálogo intenso onde colocamos as nossas preocupações e também as nossas demandas. Colocamos para o deputado que, por ser uma universidade estadual, não podemos disputar todos os editais lançados pelo governo federal. Um exemplo são os editais para a assistência estudantil às universidades que aderem ao Sisu. A Unicentro, há algum tempo, disponibiliza vagas pelo Sisu e, em momento algum, recebeu qualquer apoio financeiro”, salientou o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.
Defensor do ensino superior público e gratuito, e entusiasta das universidades estaduais paranaenses, Aliel Machado reforçou sua disposição em colaborar. “Nós temos duas funções. Uma é através das ementas parlamentares. A outra é através do papel como deputado de defender a universidade em Brasília – projetos de lei, novos editais, recursos. Com certeza, o compromisso está refeito”, disse de modo taxativo.
Durante a visita, a reitoria e as direções de câmpus do Cedeteg e do Santa Cruz também apresentaram como foram destinados recursos de emendas parlamentares de Aliel. A universidade, por exemplo, adquiriu um novo sistema de telefonia – incluindo os aparelhos telefônicos – que funciona a partir do sistema voip, que permite a realização de chamadas usando internet. Outra ação é a aquisição de câmeras de segurança – 70, no total – que serão instaladas nas duas unidades universitárias de Guarapuava. “Essas câmeras são fundamentais para que a gente possa prevenir qualquer situação de insegurança na nossa universidade”, avaliou o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas.
Outra emenda parlamentar do deputado Aliel Machado teve como destinação a compra de um forno ortopédico infravermelho. Esse é o primeiro equipamento adquirido para a Oficina Ortopédica – uma unidade da Clínica de Órtese e Prótese da Unicentro, que está em construção e tem previsão de começar a prestar serviço para a comunidade em 2024. “A Oficina Ortopédica da Unicentro”, segundo a professora Maria Regiane Trincaus, do Departamento de Enfermagem, “será a primeira oficina ortopédica pública credenciada (ao SUS) no estado do Paraná”. Na oficina, serão produzidas órteses e próteses, como coletes, pernas e braços mecânicos. Esses equipamentos, serão destinados aos pacientes atendidos pelo serviço da Unicentro, sem a necessidade de aquisição de outras empresas. Com isso, de acordo com Regiane, a adaptação tende a ser mais efetiva e rápida.
Para Aliel, atividades como essa reforçam a importância social da Unicentro. “A universidade tem um papel que vai muito além de seus muros. Trabalho de extensão e de pesquisa. A universidade ajuda a formentar a economia local, a melhorar a vida das pessoas. Eu sei o quanto ela devolve para a sociedade e o quanto ela foi abandonada nos últimos anos”, finalizou.