Unidade Escola de Enfermagem recebeu vacinas bivalentes para Covid-19

As doses da vacina bivalente contra a Covid-19 já estão disponíveis na Unidade Escola de Enfermagem da Unicentro. “Em especial”, explica a professora Alexandra Madureira, coordenadora da sala de vacinação, “nós estamos vacinando as pessoas com sessenta anos ou mais, os trabalhadores da saúde e os trabalhadores do sistema prisional”. Porém, para além desses grupos, que são atendidos pela universidade, outros já têm a liberação para receber o imunizante nos postos de saúde. “As pessoas gestantes e puérperas; pessoas vivendo em instituição de longa permanência, a partir de doze anos de idade; pessoas com deficiência permanente, também a partir dos doze anos de idade; pessoas imunocomprometidas, também a partir de doze anos; e comunidades quilombolas”, complementa a docente.

Para receber a dose bivalente, é necessário que a pessoa já tenha tomado, pelo menos, duas doses da vacina contra a Covid-19, independente do fabricante, e que a última dose tenha sido aplicada há, pelo menos, quatro meses. “Essa vacina bivalente é importante porque ela complementa o esquema vacinal. Então, ela vem com as variantes da omicron- que é uma das variantes do coronavírus – e faz com que as pessoas tenham essa proteção ampliada”, explica Alexandra.

Além da vacina bivalente, a Unidade Escola de Enfermagem segue disponibilizando doses da versão monovalente do imunizante. Afinal esse tipo de vacina, reforça a professora Alexandra, segue sendo efetivo na prevenção da Covid-19 e a opção preferencial para quem ainda não tomou as does iniciais da proteção. “As duas vacinas, tanto a monovalente quanto a bivalente, elas estão sendo administradas e são da mesma forma importantes”.

A Unidade Escola de Enfermagem oferece o serviço de vacinação toda quarta e quinta-feira, entre 17h e 19h30. Porém, os atendimentos são exclusivos para quem tem mais de 18 anos, já que o horário especial de funcionamento é para facilitar a imunização de quem trabalha e estuda o dia todo. Os interessados podem ir diretamente a Sala de Vacinação, que fica no Câmpus Cedeteg, ou agendar a aplicação das vacinas pelo telefone 3629-8187, que também é whatzapp. “Nós atendemos toda a população adulta para receber a vacina bivalente e as demais vacinas que nós temos no calendário”, finaliza Alexandra.