Programa Paraná Fala Espanhol divulga primeiras atividades na Unicentro

A língua espanhola é a novidade deste ano do Paraná Fala Idiomas (PFI). Iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), o programa tem como objetivo principal apoiar o processo de internacionalização das instituições de ensino superior do estado, por meio da oferta de cursos de aperfeiçoamento em línguas estrangeiras. Somente em 2022, mais de mil pessoas participaram dos cursos de capacitação e qualificação em inglês e francês em todas as universidades estaduais do Paraná.

Na última semana, a Unicentro divulgou os primeiros cursos do Programa Paraná Fala Espanhol que serão ofertados pela universidade neste primeiro semestre. Todos eles são gratuitos, têm carga horária de 60 horas e turmas presenciais nos câmpus Santa Cruz e Irati.  O primeiro deles é o “Espanhol Iniciante (A1)”, com aulas nas segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 19h30. Como explica a coordenadora do PFE na Unicentro, professora Marcela Lopes, o objetivo do curso é desenvolver as capacidades linguísticas básicas, contemplando aspectos culturais da língua espanhola. “O estudante vai ser capaz de ler, ouvir e escrever espanhol em nível inicial”.

Já o curso de “Preparação para exames de proficiência em Língua Espanhola” será nas terças e quintas-feiras, das 9h às 11h. “Nesse curso, os alunos vão desenvolver a compreensão leitora de textos por meio de abordagem intercultural e de práticas discursivas voltadas para aprendizagem de aspectos linguísticos, pragmáticos e socioculturais da língua espanhola. Ainda são abordadas análise da estrutura do texto acadêmico e estratégias de leitura”, destaca a professora Marcela.  Também às terças e quintas-feiras, mas das 17h30 às 19h30, o curso “Espanhol acadêmico – Leitura e Produção de textos” visa o desenvolvimento da compreensão leitora e expressão escrita em nível básico, com enfoque no contexto universitário.

A previsão é que o início das aulas seja em 15 de maio, junto com o novo ano letivo da universidade. De acordo com a diretora do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, professora Cibele Krause Lemke, as inscrições para os cursos e minicursos devem ser abertas em breve. “Os cursos são destinados para a comunidade acadêmica da nossa universidade. Então, podem se inscrever estudantes de graduação e pós-graduação, professores e agentes universitários da Unicentro”, reforça a diretora.

Em um primeiro momento, todas as atividades serão presenciais. No entanto, como esclarece a professora Cibele, há a possibilidade de que a etapa seguinte do PFE também tenha cursos à distância. “Se forem aprovados, os cursos remotos ficam abertos a toda a comunidade das instituições de ensino superior do Paraná, assim como já acontece com o programa Paraná Fala Inglês e Paraná Fala Francês”.

O PFE também deve realizar diversas atividades sobre a língua espanhola entre março e abril. A primeira foi realizada na quinta-feira passada (2). Durante a live, foram apresentados os cursos e a equipe do programa na instituição. A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro Fernanda Carraro falou, diretamente da Espanha, sobre sua carreira acadêmica, como o espanhol ajudou na sua formação e sobre a experiência enquanto bolsista da Universidad Autónoma de Madrid. “Acho que conhecer a cultura e a forma de ver o mundo deles é a parte mais bonita de falar espanhol. Eu tenho conversado muito com brasileiros bolsistas de outras áreas, não só das Letras, e alguns não sabem muito se comunicar em espanhol. Eles têm me relatado que a experiência é outra. Se eles soubessem, teriam aprendido antes de morar num país que fala essa língua”, salienta Fernanda.

A próxima atividade do Paraná Fala Espanhol está marcada para 20 de março, com a primeira etapa do minicurso “Sonidos del Español”. Os detalhes a respeito desse e de outros cursos vão estar disponíveis no site www3.unicentro.br/paranafalaespanhol. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail pfe@unicentro.br.