Estudantes da Unicentro podem participar de programa de mobilidade acadêmica no Canadá

O ERI, que é o Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, está com três editais abertos para a seleção de estudantes da instituição para a realização de mobilidade internacional. As duas oportunidades prevêem a concessão de bolsas para a permanência em universidades canadenses, através do Emerging Leaders in the Americas Program, o Elap – um programa do governo do Canadá voltado para o intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação da América Latina e do Caribe.

Nesse ano, os estudantes podem se candidatar à mobilidade em três universidades – duas de língua inglesa, a University of Lakehead e a University of Saskatchewan; e uma de língua francesa, a Université du Québec à TroisRivières. Os nossos editais para essas três universidades estão abertos e é importante que o estudante tenha atenção, porque cada um deles têm períodos de inscrições diferentes”, salienta a coordenadora do ERI, professora Cibele Krause Lemke. As inscrições para a University of Saskatchewan e para a Université du Québec à TroisRivières podem ser feitas somente até essa sexta-feira, dia 10. Já os interessados em mobilidade na University of Saskatchewan têm até o dia 24 de fevereiro para se inscreverem.

Para concorrer, os estudantes precisam ter proficiência em inglês ou em francês, ter concluído o primeiro ano de curso ou o primeiro e segundo semestres, não estar cursando o último ano da graduação, não ter reprovado em nenhuma disciplina, e ter média global igual ou superior a 7,0. A mobilidade tem duração de quatro a seis meses e o valor das bolsas-auxílio varia conforme o tempo de estadia do intercambista no Canadá.

Segundo a professora Cibele, o intercâmbio acadêmico representa um marco na vida dos participantes. “O enriquecimento cultural, linguístico e profissional é extremamente expressivo. Então, nós convidamos e convocamos toda a nossa comunidade acadêmica para que concorram, participem da experiência e se motivem para que, dentro do seu processo de formação, sempre coloquem como meta participar de programas de mobilidade internacional”, defende Cibele.