Conselho da Comunidade doa bonecos para a Brinquedoteca da Unicentro

A Brinquedoteca da Unicentro recebeu a doação de 32 amigurumis, que são bonecos feitos de crochê e tricô. Os brinquedos foram confeccionados dentro do projeto Tecendo a Liberdade, desenvolvido pelo Conselho da Comunidade nas unidades prisionais de Guarapuava. O objetivo dessa iniciativa, como conta Fernanda Schwab, que é integrante do conselho, é inserir os privados de liberdade em atividades ocupacionais. “Tem o objetivo não só da remissão de pena, mas também ocupar o tempo ocioso do preso, a geração de renda e a qualificação profissional”.

A professora Aliandra Mesomo Lira, uma das coordenadoras da Brinquedoteca da Unicentro, destaca que o espaço disponibiliza um conjunto variado de brinquedos e materiais lúdicos para as crianças. Dessa forma, os novos brinquedos vão enriquecer o acervo destinado aos pequenos. “As crianças podem interagir com eles, inserir em outras brincadeiras que realizam aqui. Temos um outro contexto, que é a sala de leituras, que eles podem contar histórias usando esses personagens. Então, para a criança que vai frequentar aqui e vai poder usufruir desse material é mais uma oportunidade diferente, de um elemento que enriquece a ludicidade e a imaginação dela”, diz.

Essa foi a primeira entrega de amigurumis feita pelo projeto. Ao todo, 50 pessoas privadas de liberdade da 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava se envolveram na confecção dos brinquedos. A expectativa, projeta o presidente do Conselho da Comunidade, Vanderlei Clemente de Mello, é ampliar o número de participantes na atividade, incluindo detentos da Penitenciária Industrial de Guarapuava e da Penitenciária Estadual – Unidade de Progressão. A partir disso, será possível atender mais instituições. “Nós queremos ter, entre os três sistemas, no mínimo, 150 privados de liberdade participando do projeto. Se conseguirmos isso, teremos 150 amigurumis por mês. Essa é a ideia”, projeta Vanderlei.

Amirugumis já estão disponíveis para as crianças que frequentarem a brinquedoteca (Foto: Coorc)

A professora Aliandra destaca a importância da parceria para a renovação dos brinquedos disponibilizados para as crianças. “Em questão de acervo, a gente sempre precisa estabelecer essas parcerias para recompor, substituir e agregar materiais que, com o uso das crianças acabam se deteriorando”, pontua Aliandra.

Para Vanderlei, além de alegrar as crianças com os brinquedos, o projeto também beneficia os detentos. “Para as pessoas privadas de liberdade é importante na redução da pena e para a movimentação da mente. Estão exercitando a mente, trabalhando e aprendendo. Vão sair de lá com uma profissão. É um projeto que atinge quem está recebendo e quem está fazendo também”.

A Brinquedoteca da Unicentro já está aberta para receber os filhos de integrantes da comunidade acadêmica e, também, das escolas municipais. O horário de funcionamento é das 7h45 às 11h45 e das 13h às 17h nas segundas, terças, quintas e sextas. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3621-1496.