Comunidade universitária conta com ambulatório de atendimento à saúde no Câmpus Irati

Primeiros socorros em situações de emergência, aferição de pressão e temperatura, acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos. Esses são alguns dos serviços prestados pelo ambulatório de atendimento à saúde do câmpus Irati da Unicentro, que iniciou suas atividades em outubro de 2022, após a admissão, via teste seletivo, de um técnico em Enfermagem. “Era uma demanda antiga do nosso câmpus, até mesmo pela sua localização, a distância que nós temos do centro da cidade. Agora, temos um técnico de enfermagem que está atendendo no período da tarde e da noite, no qual temos a maior demanda de alunos, agentes e terceirizados”, pontua a diretora do câmpus Irati, professora Andrea Nogueira Dias.

Mantido sob a coordenação conjunta da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (Coorae) e da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH), o ambulatório também atuará com campanhas de conscientização, organização de palestras e mutirões de vacinação. De acordo com a coordenadora geral da Coorae, Maria Regiane Trincaus, essas ações estão sendo definidas a partir das demandas de saúde levantadas dentro do câmpus. “Estamos conhecendo as condições de saúde e doença para conseguirmos realizar ações mais específicas no futuro. Estamos pensando em algumas ações relativas à doação de sangue, à vacinação, à coleta de preventivo”, compartilha a coordenadora.

O técnico em Enfermagem Ricardo Mitz, que é responsável pelos atendimentos no câmpus Irati, destaca que o intuito do ambulatório é auxiliar não somente em incidentes, mas também na prevenção de doenças e no encaminhamento para outros profissionais especializados. “Vamos estar com as portas abertas. Pode vir aqui se quiser uma orientação, se precisar de um acompanhamento ou de uma avaliação sobre a necessidade de encaminhar o caso para uma unidade básica de saúde”.

O ambulatório do câmpus Irati fica localizado no segundo piso do prédio principal, ao lado da sala da direção de câmpus, e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e das 18h às 22 horas. O atendimento é gratuito e exclusivo a alunos, professores, agentes universitários e funcionários terceirizados da Unicentro. As solicitações podem ser feitas pessoalmente ou pelo ramal 3018. “Em uma emergência, em que a pessoa não possa chegar até o ambulatório, eu me desloco até onde está a ocorrência”, enfatiza Ricardo.