Melhores trabalhos de iniciação científica apresentados no Eaic recebem menções honrosas

A Unicentro realizou nesta quarta-feira (9) o encerramento do 31º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) e a entrega das menções honrosas para os alunos que apresentaram seus trabalhos. Ao todo, 545 trabalhos desenvolvidos por alunos da graduação foram apresentados no evento e os três melhores de cada área do conhecimento foram premiados com menções honrosas.

A premiação, como destaca o vice-reitor da universidade, professor Ademir Juracy Fanfa Ribas, é um reconhecimento da dedicação de estudantes e orientadores com a pesquisa científica. “A universidade vem crescendo a cada ano nesse projeto de iniciação científica e vejo a importância da Unicentro em reconhecer as pessoas que se esforçaram e foram reconhecidas como as melhores atividades”, destaca.

Integrantes do CNPq participaram do evento.

Ao todo, três alunos de cada área do conhecimento tiveram seus trabalhos de iniciação científica contemplados pela avaliação feita pelos membros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Eu entendo como um incentivo para que eles possam continuar na carreira científica, buscando aperfeiçoar seus trabalhos, e também um incentivo para aqueles que pretendem fazer iniciações científicas ou que já estão no programa de iniciação científica também melhorarem sua pesquisa e vir atrás de melhores resultados”, ressaltou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor  Marcos Ventura Faria.

A qualidade, a relevância e a originalidade da pesquisa são alguns dos critérios considerados para a premiação. “Como a gente escolher três alunos não seria saudável, a gente faz pela avaliação dos resultados obtidos por consultores fora da universidade”, explica o organizador do Eaic, professor Paulo Roberto da Silva, citando os membros do CNPq.

A aluna Jessica Wu e a professora Cindy Mery Gavioli Prestes recebem a menção honrosa.

Uma das alunas homenageadas pela menção honrosa foi a aluna Jessica Wu, estudante de Letras-Português, que ficou em primeiro lugar na área de Linguística, Letras e Artes, com a pesquisa ‘A flexão verbal no português brasileiro e no mandarim: discussões e contribuições’. A orientação da pesquisa é da professora Cindy Mery Gavioli Prestes. “Foi bem gratificante receber a menção honrosa, confesso que eu não estava esperando porque eu pensei que estava, entre aspas, competindo com trabalhos tão legais na área. Mas, é um símbolo de que realmente valeu a pena todo aquele esforço”, destaca Jéssica. “Para mim significa, realmente, um verdadeiro orgulho, da gente ver esse trabalho sendo parabenizado com essa menção, visto todo trabalho que ela desenvolve, todo o tempo que ela investiu nessa pesquisa e todo esse amor que ela colocou”, relata a professora Cindy.

Esse sentimento de orgulho é compartilhado por outros estudantes e docentes. Willian Penteado, aluno de Ciência da Computação e que foi orientado pela professora Sandra Mara Guse Scós Venske, teve seu trabalho premiado na área de Ciências Exatas e da Terra. “Foi muito importante, porque coroa o trabalho de toda a nossa equipe. É muito importante pra mim porque meu pai faleceu a dois meses atrás. Hoje ele não está aqui para assistir isso, mas esse prêmio vai pra ele e com certeza ele está orgulhoso de mim lá no céu”, afirma William. “É um prêmio muito importante. Eu acho importante que o Eaic faça isso, que os eventos premiem bons trabalhos. É um incentivo para nós”, comemora a professora Sandra Mara.