Unicentro realiza provas do Vestibular 2023

O Vestibular 2023 da Unicentro foi realizado neste domingo (06), em oito cidades de região – Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga, Prudentópolis, Londrina e Cascavel. No total, 6.035 candidatos participaram do processo seletivo. As provas, como explica a coordenadora de Processos Seletivos da universidade, Maria Aparecida Mores, foram aplicadas em um único dia. “Nesse novo formato do vestibular, são cinco horas de provas e o candidato tem a redação e 60 questões objetivas para responder”, detalhou.

Para a redação, os candidatos puderam escolher entre três temas. No primeiro, o vestibulando foi convidado a redigir um texto dissertativo-argumentativo que discutisse a importância da inserção das crianças no processo de compreensão das eleições, a partir da adaptação de um texto de apoio publicado pela Folha de São Paulo.

Na segunda opção, com base em uma tirinha, o candidato poderia escrever um texto dissertativo-argumentativo para discutir a premissa: “o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras”.

Já no terceiro tema, com base na reportagem intitulada “Empresas testam semana de 4 dias”, adaptada do jornal O Estado de São Paulo, o candidato poderia escrever um texto dissertativo-argumentativo para discutir os prováveis impactos resultantes da nova jornada de trabalho proposta.

Eu acho que vou bem. Estudei bastante”, avaliou o candidato José Pedro Raimundo sobre o desempenho na avaliação. O estudante André da Rocha, candidato a uma vaga para o curso de Educação Física no câmpus de Irati, também veio preparado para a prova. “Comecei a fazer o cursinho semiextensivo, da metade do ano para cá. Desde então, venho estudando todo dia, venho fazendo redação, estudando, me dedicando, para ver se consigo passar”.

No total, a Unicentro está ofertando 1.240 vagas, distribuídas entre 41 cursos de graduação. Desta vez, os mais concorridos foram Medicina, com 165,83 candidatos por vaga, e Psicologia, com concorrência de 20,12 candidatos por vaga. Uma novidade desta edição do vestibular é a abertura da primeira turma de Direito. Já na primeira oferta, o curso também figurou entre os mais concorridos, com 15,08 candidatos por vaga. “O curso de Direito é mais uma conquista que a sociedade de Guarapuava e região pleiteava há muitos anos e, agora, se tornou realidade. Com certeza vamos ter uma turma de alunos preparados, de grandes estudantes e temos a certeza de que será mais um curso estrelado e muito bem avaliado da nossa instituição”, disse o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

Sarah Maria Cardoso veio de Curitiba com a expectativa de conquistar uma das vagas do curso de Direito, área que sempre chamou a atenção da estudante. “Eu acho que é uma boa profissão para o futuro, têm várias áreas para atuação e eu também achei muito interessante a proposta para a grade curricular”, destacou.

Depois de finalizadas as provas, os candidatos aguardam o resultado do processo seletivo, que será divulgado no dia 2 de dezembro. Confira as fotos do Vestibular 2023.