Departamento de Educação Física repassa 200 quilos de alimentos para instituições de Guarapuava
O CDR, que é o Complexo Desportivo e Recreativo do câmpus Cedeteg, funciona como um laboratório para os estudantes e professores do curso de Educação Física. Lá são realizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão, que possibilitam o aprendizado dos alunos e que resultam em serviços prestados à comunidade. Um exemplo são as aulas de atividades físicas oferecidas como atividade de estágio. Para participar, é preciso se inscrever, diretamente no CDR, a cada início de semestre letivo, e doar um quilo de alimento não-perecível.
Nesse último semestre letivo, foram arrecadados 200 quilos de doações. “Nós arrecadamos os alimentos nas inscrições das atividades esportivas e atividades físicas do CDR, e cada um doou um kg de alimento não perecível e quando a gente junta tudo isso, acaba fazendo a doação, como uma forma de contribuir com a sociedade”, reforça o chefe do Departamento de Educação Física, professor Marcos Queiroga.
Os alimentos foram divididos em dois e repassados para o projeto Vidas Por Vidas e para a ACPAC, que é a Associação Casa de Passagem e Apoio a Pessoa com Câncer, ambos de Guarapuava. “O Vidas por Vidas é a segunda vez que a gente doa e foi uma sugestão de um aluno nosso, que já conhecia a associação. A ACPAC, a gente esteve recentemente lá propondo um projeto de extensão com os pacientes que passam pela casa, que vêm fazer tratamento para câncer, e a gente notou que eles tinham um serviço bem legal. Daí, como nós tínhamos quase 200kg de alimentos, a gente dividiu e levou um pouco em cada local”, detalha Queiroga.
A ACPAC oferece abrigo e assistência social e psicológica para pacientes oncológicos durante o tratamento do câncer. Segundo Franciele Antunes da Costa, uma das voluntárias da ACPAC, “as doações são de grande valia, pois através delas conseguimos garantir a alimentação dos nossos usuários e suas famílias. São através de ações como essa que nossa instituição se mantém em consegue atender as necessidades dos nossos usuários”.
Já o Vidas por Vidas é uma organização sem fins lucrativos que ajuda na reinserção social da população de rua de Guarapuava. Um dos monitores do projeto, Gelson Luis Roberto conta que a aproximação com o Departamento de Educação Física veio depois de uma visita à casa onde os moradores de rua são acolhidos. “Abraçam a causa, começam a se movimentar e organizar para poder ajudar nessa maior necessidade do projeto, que é a questão dos alimentos. É de extrema importância, pois a gente atende diariamente em torno de 25 pessoas, ajudando a tirar a fome delas e, também, para sustentar o pessoal que a gente tem acolhido aqui no projeto mesmo”.
O CDR funciona no câmpus Cedeteg. Para mais informações é só ligar ou mandar mensagens para o telefone (42) 99970-4240. O Complexo Desportivo e Recreativo também está no Instagram. O perfil é @cdr.cedeteg.unicentro.