Centro de Línguas do Câmpus Irati abre inscrições para cursos de idiomas

O Centro de Línguas (CEL) do Câmpus Irati da Unicentro está com inscrições abertas para os cursos de idiomas ofertados no segundo semestre letivo de 2022. São ofertadas turmas de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, além de aulas de Libras e duas modalidade de português – escrita acadêmica e redação técnica. As aulas são destinadas para toda comunidade interna e externa à universidade. Os interessados têm até o dia 16 de outubro para se inscreverem.

O aprendizado de uma língua estrangeira, de acordo com o professor Tadinei Jacumasso, diretor do Centro de Línguas, abre portas. “Há estudos que comprovam que, quando a pessoa aprende uma língua estrangeira, ela melhora muito sua capacidade cognitiva. É um exercício que faz o cérebro se transformar. As vantagens são muitas, tanto em relação a melhorar as oportunidades que você tem na vida, de viagens, estudo, trabalho, como também nessa questão do conhecimento pessoal”, enfatiza.
O CEL oferta cursos presenciais e, também, na modalidade remota. “Nós temos cinco turmas que serão presenciais, e outras 21 turmas que serão no formato remoto”, explica Tadinei. Em ambas modalidades, a carga horária é de três horas semanais. Uma novidade deste semestre é a turma de Inglês I para adolescentes de 12 à 18 anos, que ocorrerá presencialmente no câmpus Irati, às quintas-feiras.
O professor Tadinei também explica o objetivo dos cursos em língua portuguesa. “Um é de escrita acadêmica, pensando mais nos nossos alunos que querem melhorar o seu processo de escrita, principalmente os que estão na pós-graduação e estão escrevendo suas dissertações, teses e artigos”. O público do curso de Redação Técnica também é a comunidade interna da universidade. “É um curso gratuito, pensando mais no auxílio ao nosso público interno que queira melhorar o seu desempenho ao escrever um e-mail, escrever uma ata, um memorando, um ofício”, complementa Tadinei.

O valor da matrícula é de R$ 60,00 e são cobradas mais duas parcelas do mesmo valor. Alunos regularmente matriculados na Unicentro pagam apenas a taxa de inscrição. Pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal podem solicitar a isenção das taxas via protocolo digital. A inscrição é feita pelo site <evento.unicentro.br/site/cel/2022/2>. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cel.unicentro@gmail.com ou pelo telefone 3421-3160. As aulas têm início dia 31 de outubro.