Evento na Unicentro discute conexões entre comunicação, educação e tecnologia

“Tecnologias digitais na prática: possibilidades e desafios educacionais na contemporaneidade”. Esse foi o tema do III Simpósio Internacional de Comunicação, Educação e Tecnologia, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Realizado a cada dois anos, o Sicet, nessa edição, teve suas atividades integralmente on-line. Foram três mesas-redondas – Realidade Virtual como Possibilidade de Conhecimento em Sala de Aula, Uso e apropriação de tecnologias assistivas em processos inclusivos’ e As Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento dos Processos Inovadores na Educação – que contaram com a participação de pesquisadores convidados da Argentina, do Chile, México, Paraguai, além do Brasil.

“O objetivo do III Sicet”, explica a professora Jamile Santinello, organizadora do evento, “é correlacionar estudos da América Latina, no sentido de discutir sobre a temática de tecnologias digitais e reflexos na educação, bem como as consequências do pós-pandemia afim de ampliar a rede de conhecimento referente à temas integrados a Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a Educação”.

A mesa-redonda Realidade Virtual como Possibilidade de Conhecimento em Sala de Aula, por exemplo, contou com a participação dos professores Alberto Arriaga Parada, da Universidade Veracruzana, do México; Claudia Cecilia Russo, da Universidade Nacional do Noroeste da Província de Buenos Aires e da Universidade Nacional de San Antonio de Areco, ambas da Argentina; e Eliane Schlemmer, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, do Brasil, e da Universidade Aberta de Portugal. Cada um deles apresentou experiências de utilização da realidade virtual em processos educativos. Na Universidade Veracruzana, por exemplo, a realidade virtual não imersiva, contou o professor Alberto, tem sido utilizada nas aulas do curso de Odontologia. “O usos destes dispositivos permite que os estudantes tenham experiências distintas das que tínhamos antes do uso da realidade virtual. Com isso, temos presenciado uma melhora na prática profissional”, disse.

As mesas do Sicet contaram com a participação de pesquisadores da América Latina e do México

Complementando as informações trazidas pelo docente mexicano, a pesquisadora Eliane Schlemmer explicou como a evolução tecnológica tem permitido essas transformações nas práticas educacionais. “Toda essa diversidade e toda essa possibilidade de realidade, hoje, se encontra no conceito de XR, de Extended Release. O XR é entendido como a realidade estendida, onde se tem desde a realidade física e geográfica, até a possibilidade da realidade aumentada. Se tem objetos digitais imputados como presencial e físico, até a possibilidade de ter objetos reais que são pontuados dentro do mundo digital e a imersão por realidade virtual”.

Para Jamile, o Sicet, além de discutir temas atuais na pesquisa em educação, também permite que professores e pós-graduandos estabeleçam redes que favorecem a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação. “O evento proporciona a conexão que existe entre as pesquisas da America Latina e do México, no sentido de que se possa articular estudos, compartilhar informações, quiça mobilidade acadêmica, bem como os docentes podendo realizar estudos em outros países, em parceria profícua e qualitativa”, finaliza a professora.