Projeto ‘Unicentro de Braços Abertos’ recebe estudantes no câmpus de Prudentópolis

A ‘Unicentro de braços abertos’ para a comunidade. É com este objetivo que o projeto organizado pelo câmpus avançado de Prudentópolis recebeu mais de 700 alunos do Ensino Médio em visitas semanais. A cada encontro, uma nova leva de estudantes das escolas públicas de Prudentópolis e região conheceu professores, os cursos da graduação e as oportunidades oferecidas pela universidade. A intenção, segundo o diretor da unidade avançada, professor Edson Macohon, é “estarmos nos aproximando dos alunos, eles estarem conhecendo a estrutura do câmpus avançado, apresentando informações sobre a formação profissional de cada curso e o mercado de trabalho”.

Atentos a cada informação repassada, os estudantes tiveram as principais dúvidas sobre a graduação esclarecidas. “É muito informativo, abriu muito minha cabeça sobre as faculdades”, relata Leonardo Albuquerque. Já Isabella Ienke destaca que a visita “deixa tudo mais claro, ainda mais com os professores explicando, se disponibilizando para explicar sobre os cursos”.

Além dos cursos ofertados pelo câmpus avançado de Prudentópolis, os alunos conheceram as possibilidades de ingresso nos câmpus de Guarapuava e Irati. A Isabella, por exemplo, ainda está em dúvida entre dois cursos, mas descobriu que as suas duas opções são oferecidas pela Unicentro. “Estou tentando escolher entre Direito e Administração. Estava até olhando o panfletinho que eles ofereceram, tava dando uma olhadinha nos cursos, me interessei bastante”, revela a estudante. A Juliane de Avezedo Ivascho, por outro lado, já está decidida. “Pedagogia. Porque minha mãe cursou e eu acho um curso muito interessante. É o futuro do Brasil, né?”.

Ação é uma oportunidade para estudantes conhecerem a universidade e identificarem seu futuro no Ensino Superior (Foto: Coorc)

Para a Joana Gardasz Serconhuk, que é professora da rede básica de educação, o projeto é um grande incentivo para os jovens darem continuidade aos estudos. “Eu acredito que a Unicentro se fazendo presente hoje aqui favorece muito na escolha deles. Os alunos acabam entendendo que universidade está próxima deles, está presente no município”, afirma. É o que também enfatiza o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, que aproveitou a ocasião para conversar com os estudantes. “Eventos como este aproximam a nossa Unicentro dos nossos estudantes, e mostram a importância do ensino superior. Ter o ensino superior, a gente sabe, transforma a vida das pessoas”.

Ao fim do último dia de atividades do projeto, o entusiasmo dos futuros universitários ficou evidente. “Eu estou criando muita expectativa”, relata Leonardo, que se inscreveu para o curso de Direito no vestibular. E enquanto se preparam para ingressar na universidade, os planos e objetivos vão sendo traçados, como destaca a Juliane. “No começo eu quero trabalhar com criança, depois eu quero dar aula para faculdade”.