Prefeitura apresenta projeto de revitalização da praça Juscelino Kubitschek

A revitalização da praça Juscelino Kubitschek, que fica em frente ao câmpus Santa Cruz da Unicentro, é um sonho antigo da instituição que, agora, está mais perto de ser concretizado. Isso porque o projeto da nova praça foi finalizado e apresentado para a universidade. As readequações e melhorias, como destaca a diretora do câmpus Santa Cruz, professora Christine Vargas, foram feitas pelo Centro de Planejamento Urbano e Habitacional da Prefeitura de Guarapuava e devem atender a toda a população, especialmente a comunidade acadêmica. “Nós estamos muito felizes em ter essa parceria e também por, com esse novo projeto, atender melhor as demandas do câmpus Santa Cruz”.

O projeto da praça começou a ser desenvolvido ainda em outubro do ano passado. “Fizemos um prospecto inicial, colocando necessidades como a concha acústica, readequação da quadra, as demandas que a universidade sabia que a população anseava”, diz o assessor técnico da Diretoria de Engenharia e Arquitetura da Unicentro, Jackson Zanona. “A partir disso”, complementa uma das responsáveis pelo projeto, a engenheira Ana Paula Pelegrini, “começamos a desenvolver o pré-projeto e a modelagem em 3D até chegar nesse momento. Então, foram alguns meses de trabalho”.

Pela proposta de revitalização, detalha o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, a praça será integrada à universidade através de um calçadão. O projeto também contempla uma sala de exposições, praça de alimentação, quadra poliesportiva, concha acústica, academia para a terceira idade, espaço reservado para feiras, playground, posto policial, petplace, passarelas centrais e laterais cobertas e espaço reservado para embarque e desembarque de ônibus. “Espaços de convivência, espaços de recreação. Eu acredito que todas essas situações juntas é que vão fazer com que a praça seja um atrativo a mais para a região do Santa Cruz, para a região da comunidade acadêmica da Unicentro”, diz.

Depois da aprovação do projeto, a execução das obras devem iniciar a medida que os recursos forem angariados. A expectativa, destaca o secretário, é de que até o final do próximo ano a praça esteja revitalizada. “Nós vamos fiscalizar a obra para que ela seja executada conforme o projeto que nós concebemos e contamos com a Unicentro para nos auxiliar nessa fiscalização. Eu acredito que até o final do ano que vem, em novembro ou dezembro, se tudo ocorrer bem, poderemos fazer eventos na praça Juscelino Kubitschek – eventos da universidade e do município”, finaliza.