Projeto de extensão Florescer recebe Moção de Aplausos e Congratulações

Um dos projetos de extensão desenvolvidos por professores e estudantes da Unicentro, o Florescer recebeu uma homenagem da Câmara de Vereadores de Guarapuava. A ação extensionista recebeu, na sessão da última segunda-feira, oito de agosto, uma Moção de Aplausos e Congratulações. A láurea foi uma proposição das vereadoras Bruna Spitzner, Cris Wainer, Professora Bia e Professora Terezinha.

Segundo Bruna, que também é procuradora da Mulher, a concessão da Moção é uma forma de divulgar o trabalho realizado pela Florescer para a comunidade guarapuavana. “É justamente essa questão da visibilidade, uma forma da gente expor para a sociedade do que se trata esse projeto. O Florescer é um trabalho feito para longo prazo, o resultado do projeto ele vem mais para frente, justamente quando essas crianças, que estão agora sendo impactadas pelo projeto, vão se relacionar e, principalmente, a questão do impacto que isso tem na vida das guarapuavanas que, de uma forma ou de outra, acabam recebendo essas informações das crianças dentro do núcleo familiar e acabam enxergando algumas questões que elas não conseguiam ver antes do filho ter esse contato com o projeto”.

A homenagem foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e foi entregue, durante a sessão, aos participantes do projeto – os professores Ariane Pereira, que é coordenadora da ação extensionista, Renata Caleffi e Lucas Pullin; e bolsita recém-Graduada Vanessa Lima e as estudantes de graduação Ana Gabriela Alves, Gabriela Ukracheski, Ketllyn Brenda e Maria Isabela Andrade.

Ao usar a palavra, a professora Ariane reforçou a importância da universidade pública como agente de transformação social (Foto: Florescer)

Ao final da sessão, a coordenadora do projeto foi convidada a discursar e reforçou que, desde abril, quando o Florescer foi autorizado a retornar as atividades nas escolas municipais, as oficinas já foram realizadas em quatro escolas municipais localizadas no bairro Morro Alto – Hildegard Burjan, Irene Pupo, Maria de Jesus Taques e Professora Silvanira Lins Penha, atendendo nove turmas de terceiro ano, ou seja, 225 alunos de oito e nove anos.

A Maria da Penha diz que ‘quando a violência acaba, a vida floresce’. O Florescer representa, no meu ponto de vista, a possibilidade de que meninos e meninas cresçam livres de estereótipos de gênero, sem preconceitos. Com isso, estamos construindo uma sociedade com equidade e sem violência contra a mulher. Nesse processo, todo mundo ganha. Para a Unicentro, o Florescer é uma possibilidade de cumprir seu papel social, levando o conhecimento produzido por professores estudantes para a comunidade”, avalia Ariane.