Jornada de Escrita Criativa quer posicionar Unicentro como incentivadora de novos talentos literários

O Departamento de Letras da Unicentro promoveu, essa semana, a Jornada de Escrita Criativa. De modo remoto, os participantes puderam acompanhar conferências; mesas-redondas e bate-papos com jovens que abordam a literatura nas redes sociais; oficinas de produção, tradução, poema e escrita criativa; e, ainda, participar de concurso de poemas. “É uma ideia original no sentido de que é algo novo aqui na universidade, interessa-me propor a formação de escritores. O foco é criar uma linha de trabalho orientada à formação de escritores. O incentivo à escrita é um direito humano especialmente à escrita literária. A literatura é o lugar do possível da imaginação, da criatividade. Esses aspectos nos constituem como subjetividade. Como diz Antonio Cândido, a literatura é um bem incompreensível. Acredito que a escrita literária o é igualmente. Escrever é um ato de humanidade. Assim como ler, refletir”, elocubra a coordenadora do evento, professora Daniela Silva, do Departamento de Letras.

Para abordar a temática e incentivar os participantes a se aventurarem pela escrita literária, a Jornada de Escrita Criativa contou com a participação, entre os convidados, de escritores – entre eles, alguns premiados no Jabuti, que é o maior prêmio literário brasileiro, editores, tradutores, instagramers e youtubers. O evento foi finalizado com um concurso de poemas, que homenageou a poetisa paranaense Laura Santos. “Uma mulher negra”, conta Daniela, “que escreveu na década de 50 sobre seus desejos. O erotismo é a temática da Laura Santos. Se hoje ainda temos muitos tabus sobre nossos desejos enquanto mulheres, imagina o que ela deve ter enfrentado nessa década e sua dupla condição de humanidade numa sociedade racista como a nossa em termos nacionais e históricos. Fico muito feliz em poder homenageá-la e por meio dela a poesia, a literatura e todas nós mulheres e nossos desejos”.

Embora o evento tenha sido online, estudantes da Unicentro puderam acompanhar a transmissão das atividades no Cinema da instituição (Foto: Coorc)

Egressa do curso de Letras da Unicentro e participante do grupo de estudos de Escrita Criativa coordenado pela professora Daniela, Tayanara Leszczynski participou da Jornada desde os preparativos. “Eu acredito que esse evento de escrita criativa na universidade vai servir para ampliar vários horizontes. Eu vejo ele como algo muito importante, realmente, no sentido de ser porta de entrada para fazer essa junção do conhecimento acadêmico com esse outro tipo de conhecimento que é voltado ao âmbito literário”.

Para os acadêmicos do curso de Letras, como a Mariza Morozini, a Jornada tem um duplo papel, formar e, simultaneamente, abrir novos horizontes. “A participação está sendo incrível, minha primeira experiência está auxiliando com um aprendizado sobre literatura, escrita e vai acrescentar em meus conhecimentos”, diz.