Departamento de Medicina oferece atendimento gratuito à comunidade universitária
O Departamento de Medicina começou a disponibilizar atendimento médico para toda a comunidade de forma gratuita nas áreas de gastroenterologia, cardiologia e clínica geral. As consultas e acompanhamentos serão realizados no Centro de Simulação, localizado no bloco do Departamento de Medicina, no campus Cedeteg.
A iniciativa vem ao encontro de uma demanda prática dos acadêmicos, unido ao caráter extensionista da universidade. “Foi construído o Centro de Simulação, onde é o Departamento tem uma estrutura muito interessante de ambulatório e a demanda, agora, é muito grande de a gente levar esses alunos para a prática. Isso é interessante na medicina, sempre que eu falar de ensino prático, eu estou falando de extensão, que sempre é atender a população”, conta o chefe do Departamento de Medicina, o professor David Livingstone Alves Figueiredo.
Inicialmente, o serviço está aberto a todos da comunidade universitária e a intenção é virar uma unidade cadastrada pela prefeitura de Guarapuava. “Nós estamos em um processo de cadastro junto à prefeitura, porque a gente não quer abrir só um ambulatório para a comunidade acadêmica, a gente quer ser uma unidade cadastrada pela prefeitura, receber os pacientes direcionados, mas de imediato e também a longo prazo a gente está aberto para a comunidade. Que comunidade? Não é só a comunidade acadêmica, é o parente de um funcionário, é um amigo” disse David.
Os atendimentos serão realizados pelos acadêmicos do 4º ano do curso de Medicina, sob a supervisão de médicos residentes e professores da Clínica Médica. “Sob a supervisão, além do aluno, de um médico residente da clínica médica e um professor, que é o preceptor da residência. O caso é discutido com especialistas, é o que a gente sempre sonhou. Ter um ambulatório acadêmico, onde o paciente se sinta acolhido, bem atendido; diagnósticos bem feitos e que o aluno aprenda medicina de qualidade”, declarou David.
Desde o seu início, o curso de Medicina da Unicentro focou no aprendizado de caráter humanista por parte dos acadêmicos e, para David, conhecer a comunidade é uma oportunidade. “Cursar uma universidade é muito rico. A interação com outros cursos, com outras demandas. Eles têm uma oportunidade única. Eu falo sempre para eles no primeiro ano, de almoçar com alguém de outro curso, de jantar com outro, e agora atendendo, a gente vai conhecer essa comunidade, quem é essa comunidade, quem são os funcionários, quem são os docentes, quem são os próprios alunos. Acho que isso é muito rico para a formação humana mesmo e, sem dúvida, um aprendizado de clínica espetacular”.
Os agendamentos para o atendimento devem ser feitos diretamente com o Departamento de Medicina, pelo telefone (42) 3629-8357.