Editora da Unicentro publica livro sobre extensão universitária na área da saúde
O hall de exposições da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro (Proec) recebeu, na última semana, os autores dos 10 capítulos que compõem a coletânea “Extensão e comunidade – Promovendo a troca de saberes”, para o lançamento do livro publicado pela Editora da Unicentro. A obra foi organizado pelas professoras Paula Saldan e Elaine Maria dos Santos, a partir de trabalhos apresentados no Eaex, que é o Encontro de Extensão Universitária, realizado no ano de 2018.
“Os 10 capítulos que compõem esse livro são trabalhos apresentados no Eaex, que passaram por um crivo da comissão científica, na época, e que versavam sobre a temática do evento, que era ‘Extensão e comunidade – Promovendo troca de saberes”. Então, nós fizemos um convite aos 10 melhores trabalhos do evento, pontuados como 10 melhores, para que ampliassem esses trabalhos para o capítulo de um livro da extensão universitária”, relata sobre o processo a professora Paula.
Um dos capítulos tem a autoria da professora Fátima Martinez, do Departamento de Enfermagem da Unicentro. Ele é um relato do trabalho desenvolvido com professores de escolas da rede pública – tanto estadual, como municipal – voltado para a compreensão da depressão e para a prevenção de casos de suicídio. “Agente vai para as escolas e trabalha com os professores ensinando eles a identificar essa doença dos alunos”, complementa.
Outro autor é o Fernando Sluchensci que, em 2018, participava, ainda como estudante de graduação, de um projeto de extensão intitulado “Laboratório de Anatomia” desenvolvido em outra instituição de ensino superior, a Uniguairacá. “Nosso capítulo”, conta, “fala sobre as atividades que nós desempenhávamos dentro deste projeto – monitorias, minicursos, palestras, exposições e feiras, que nós fizemos para a população externa, para alunos da rede pública e também para os acadêmicos da universidade”.
A atual pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, professora Lucélia de Souza, enaltece a iniciativa das gestoras de extensão de 2018 e organizadoras da coletânea recém-lançada. “Por meio desta obra, é possível disseminar o que é feito de extensão na nossa instituição para que as pessoas saibam das atividades realizadas, buscando transformações sociais, a troca de saberes, a disseminação do conhecimento científico e, também, contribuindo para o reconhecimento da formação dos nossos estudantes”.